Exposição “O Pequeno Príncipe” acontece no Iguatemi

  • 13 de janeiro de 2012
  • 0
  • 33 Views
Compartilhe:

Quem não traz em suas memórias as frases e ensinamentos do livro O Pequeno Príncipe, que encanta crianças e adultos de todo o mundo? Agora, os apaixonados por este pequeno aventureiro terão a oportunidade de fazer uma viagem por seu mundo e de seu criador, Antoine de Saint-Exupéry, visitando a exposição “O Pequeno Príncipe”, no Iguatemi Campinas.

Até 26 de fevereiro, a praça de eventos do terceiro piso do shopping é cenário de uma exposição exclusiva sobre O Pequeno Príncipe, nos mesmos moldes do evento que encantou a todos ao ser realizado na OCA do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
“A praça da cúpula está tomada por pássaros e aviões, em um cenário incrível que promete encantar todas as idades com um dos maiores clássicos da literatura infantil. Mais do que entreter, queremos apresentar essa obra encantadora e seus ensinamentos às novas gerações”, afirma a gerente de marketing do shopping, Ana Paula Fontana Kurbhi.
Ela acrescenta que a exposição dá continuidade ao projeto do shopping de investir na vida cultural da cidade com a realização de grandes eventos, nos mesmos moldes dos que acontecem nas principais capitais brasileiras.
“Depois das duas edições do Iguatemi Plural, que trouxeram para cá alguns dos principais nomes do cenário cultural atual, apostamos no sucesso dessa exposição grandiosa, que até agora só pôde ser visitada em São Paulo e Porto Alegre e promete agradar a todos, de 0 a 100 anos de idade”, comemora.
Destaques da exposição:
Bem-vindos

“Toda pessoa grande foi criança um dia”

Na entrada, as crianças ganham um passaporte para seguir as aventuras do piloto-poeta, que passou pela Patagônia, Deserto do Saara e Brasil. Em seguida, embarcam em uma viagem para desvendar a fábula que é a autobiografia do autor: os acidentes, os encontros, a solidão e a descoberta do amor que foram fonte de inspiração.
Ruínas

“Para os que viajam as estrelas são guias”

Nas ruínas do deserto, os segredos da fábula: imagens inéditas levam os visitantes a conhecer os intensos e surpreendentes 44 anos de vida de Saint-Exupéry.
O Saara

“O deserto é belo porque esconde um poço em algum lugar”

O avião de Saint-Exupéry afundando nas areias do deserto líbio é reproduzido na mostra. Foi durante essa estadia forçada no deserto que o autor deu vida ao clássico da literatura mundial. Nas areias do Saara, o personagem encontrou um Pequeno Príncipe, e uma raposa do deserto que o fascinou, por respeitar a natureza para manter-se viva.
Viagem com pássaros

“Creio que ele aproveitou, para evadir-se, pássaros selvagens que emigravam”

O artista japonês Takahiro Matsuo é o responsável por esta inusitada experiência, em que os visitantes viajarão da mesma forma utilizada pelo Pequeno Príncipe: com os pássaros.
Paris e a descoberta

“Foi o tempo que dedicastes a tua rosa que a fez tão importante”

Os visitantes entram em uma pequena Paris, e podem fotografar-se em frente à Torre Eiffel, na cidade onde viveu o multifacetado Saint-Exupéry, em meio ao jardim das mil rosas.
A caixa do carneiro

“Por favor, desenha um carneiro para mim?

Dentro da imensa caixa, os visitantes desenharão seus carneiros e quem sabe agradarão ao exigente Pequeno Príncipe.
Encontro com a raposa

“Se tu me cativares, serei único para ti, serás único para mim”

Pelas lições de amor e sustentabilidade, tão necessárias ao mundo moderno, a raposa foi escolhida por Saint-Exupéry como o personagem mais sábio da história. Em um campo de trigo, vamos conhecer as lições inesquecíveis da surpreendente raposa.

Planeta B612
“As estrelas são tão iluminadas… Não será para que cada um possa um dia, encontrar a sua?”

No centro da exposição, o asteróide B612. Ao escalar o pequeno planeta, os visitantes podem se recostar para se deliciar com a visão da galáxia do Pequeno Príncipe: Este é um local de contemplação e meditação, onde cada visitante terá suas próprias revelações, observando os planetas e personagens do livro.
Sugestão

“O Pequeno Príncipe nunca desistia da resposta de uma pergunta”

Os pais e as escolas também podem aproveitar a exposição O Pequeno Príncipe para atividades educacionais, afinal, o livro e a vida de seu autor são fontes inesgotáveis para atividades nas áreas de cultura, meio ambiente, filosofia, geografia, história, aviação, astronomia e literatura. De uma forma interativa e divertida, a mostra pode ser uma excelente atividade extracurricular.
A exposição acontece de domingo a sexta-feira, das 12h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h. Em fevereiro, além dos horários anteriores, haverá também agendamento com escolas para visitação, das 10h às 12h, de segunda a sexta-feira. A entrada é gratuita.

Imagem: Divulgação