Expoflora 2011 traz novidades em flores e plantas

  • 5 de setembro de 2011
  • 0
  • 33 Views
Compartilhe:

Os produtores de flores e plantas ornamentais de Holambra apostam, este ano, nas cores fortes e vibrantes e nas variantes do vermelho, das claras às mais escuras, para a Expoflora 2011, que acontece na cidade. O roxo, o lilás, a fúcsia, a púrpura, o vermelho–queimado, o rosa-choque e o rosa-bebê dominarão as floriculturas a partir deste mês, o da primavera.

Orquídea Vanda

 

Não é por acaso que, em junho desse ano, a cidade de Holambra – que responde por 35% da produção brasileira de flores e plantas ornamentais – foi reconhecida oficialmente pela presidente Dilma Rousseff como a Capital Nacional das Flores. A Expoflora, grande vitrine para os maiores produtores do país, incluiu as novidades e lançamentos na exposição de arranjos florais, a maior da América Latina, na mostra de paisagismo e jardinagem e no pavilhão de entrada do público, no Espaço Ipê.
Os produtores apresentam o Agerato e o lírio Liatris (Lilás); a Celósia (fúcsia); a Gynura (veludo roxo) e a pimenta ornamental Masquerade (roxa); o crisântemo Breeze Purple e o lírio Dimention (bordô); o lírio Original Love (vermelho); o crisântemo Breeze Velver (pink) e a Begônia Borias (rosa). As miniorquídeas Phalaenopsis, que esse ano estão ainda menores, também foram produzidas nas variações do rosa e lilás.
Lírio Dimention

As rosas com cores mais vibrantes ainda estão em fase de testes de aclimatação nos campos e, portanto, chegarão ao mercado apenas em 2012. Para essa estação apenas três novas variedades já testadas e adaptadas ao clima brasileiro chegam às floriculturas: a Deep Water, a Universe e a Sorbet Avalanche, todas na tonalidade rosa. Apesar da tendência das variantes do vermelho, os produtores de crisântemos também apostam no amarelo e trazem duas novidades nesse tom: o Breeze Yellow e o Spash Sunrise.

Rosa Deep Water
As novidades na decoração são as belíssimas pimentas ornamentais Karneval (gordinhas e pontudas, do amarelo ao vermelho-claro), Chilly Chilly (pontudas e compridas, do amarelo-claro ao vermelho-vivo), Masquerade (finas, compridas e exoticamente roxas) e Treasures (arredondadas e verde-amareladas).

Pimenta ornamental Masquerade
Entre tantas novidades, há ainda o charmoso canteiro de trevos de quatro folhas. O único produtor brasileiro está em Holambra. Suas folhas representam os quatro elementos da natureza (água, ar, fogo e terra), as quatro fases da lua ou as quatro estações do ano. Cada folha possui um significado: esperança, fé, amor e sorte. A lenda diz que tem sorte quem o recebe como um presente. Na Expoflora esses trevos estão sendo comercializados em um kit com quatro bulbos, terra e vasinho para que a sorte possa ser plantada.
Trevo de quatro folhas
Embora produzidas em Rondônia, as Rosas do Deserto, originárias da Arábia e Norte da África, foram trazidas à Expoflora para ganhar projeção nacional. Elas chegam com grande variedade de formatos e cores de suas flores, variando do branco ao vermelho intenso. O charme dessa flor também está no seu caule, que cresce em forma de escultura entrelaçada.
A Expoflora 2011 acontece em Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140,  até 25 de setembro, de quinta-feira a domingo, das 9h às 19h, e no feriado de 7 de setembro, quarta-feira.

Info: (19) 3802-1421

Fotos: Divulgação