Evento em São Paulo apresenta tendências para o mercado de confeitaria e chocolates

  • 26 de julho de 2016
  • 0
  • 14 Views
Compartilhe:

A cidade de São Paulo recebe mais uma vez a Cake Design Expo 2016 e a Expo Brasil Chocolate 2016, de 09 a 12 de agosto, no Centro de Exposições Frei Caneca. O evento, que chega à sétima edição, é direcionado para o mercado de confeitaria, cake designers, chefs confeiteiros, chocolatiers e aficionados por bolos, doces e chocolates. Está programada uma ampla agenda de atividades com cursos a preços populares e gratuitos, exposição de produtos e serviços, concurso e exposição de bolos, palestras e workshops, além da presença de profissionais nacionais e internacionais da alta confeitaria.

Repleta de novidades, a Expo Brasil Chocolate 2016 é focada totalmente no mundo do chocolate e terá a participação de produtores e comerciantes de todo o Brasil. Além de apresentar as novidades, novas técnicas e melhorias na produção do chocolate, a exposição apresenta o que há de mais moderno em equipamentos, embalagens e matéria-prima. Contará com a presença de renomados chefs confeiteiros e chocolateiros na Praça do Cacau, onde o público poderá consumir e comprar diversos produtos produzidos com chocolate. Os visitantes também podem participar de cursos e acompanhar uma série de demonstrações gratuitas.

O evento oferece oportunidades para a ampla troca de experiências e, também, para traçar estratégias que ajudem o mercado a evoluir cada vez mais. “Terceiro maior produtor e consumidor de chocolates do mundo, o setor brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua qualidade de produção. Com um consumo per capita de 2,8 kg por pessoa, o Brasil continua sendo um dos principais players do mercado mundial de chocolate. Só o estado de São Paulo tem um consumo per capita de 3,8 kg, igualando-se à Itália”, diz Luis Augusto de Alcantara Machado, diretor da AM3 Feiras e Promoções, organizadora do evento.

 
 
c1
 
 

Programação variada para os visitantes

 
 

Um dos destaques da programação ficará a cargo do chef chocolatier Ednei Bruno, da Le Chef Gatô, em parceria com a Emulzint e Styroform, que apresentará a Praça do Chocolate. Trata-se de um espaço com 18m², repleto de árvores, cogumelos e soldados de chumbo gigantes banhados em chocolate, inclusive com um céu feito de brigadeiros com estrelas e Lua de chocolate. Será um espaço lúdico para a degustação de doces diversos, o qual promete uma divertida interação com os visitantes.

Profissionais e confeiteiros caseiros vão colocar a criatividade à prova no Concurso Victor Hugo Cake Design. Os trabalhos concorrerão em categoria livre e deverão, obrigatoriamente, conter pelo menos uma referência à empresa brasileira de bolsas e acessórios, tanto no que tange à padronagem, logotipia, modelos de bolsas, carteiras, óculos, relógios ou qualquer tipo de acessório ou ícones da marca. Qualquer pessoa acima de 16 anos pode participar, apresentando somente um trabalho por competidor. O valor da inscrição é R$ 150,00 e o formulário de participação está disponível no site do evento.

Haverá exposição de bolos esculpidos inéditos. Mais de 40 profissionais foram convidados pela organização para inspirar o público com propostas criativas, inovadoras e inusitadas, além de divulgar os seus trabalhos para o mercado.

 
 
 c2
 
 

Cursos e workshops

 
 

Os quatro dias de evento oferecem aos visitantes uma série de cursos a preços especiais, com abordagens técnicas e conceituais para as mais diferentes aplicações na confeitaria. Carole Crema (La Vien en Douce), Ana Salinas (Atelier Ana Salinas), Léo Vilela (Leo Vilela Cakes), Rosângela Marinho, Rick Zavala (Rick Super Bolos/Ganhador da Batalha dos Confeiteiros Brasil), Gustavo Henrick (Batalha dos Confeiteiros Brasil), entre outros, estão entre os chefs confeiteiros e chocolatiers que participarão da edição com temas variados para profissionais experientes, iniciantes e entusiastas. Destaque para a palestra da chef americana Arcélia Gallardo, proprietária do Mission Chocolate Brazil, com o tema “From Bean to Bar” (da amêndoa ao chocolate). Nela, a profissional orientará sobre o processo completo de produção artesanal do chocolate, que pode ser feito em casa.

Haverá também uma grade especial de workshops gratuitos, oferecidos pelos expositores em seus estandes. São 50 vagas por curso, disponibilizadas por ordem de chegada. Diversos profissionais renomados ministrarão aulas durante o evento, como os chefs Elisabete Poblete, Gumercindo Dal´Acqua, Juliana Badaró, Ricardo Campos (Selecta Chocolates), Roberto Kisz, Solange Piagge, Viviane Sousa, Nice Porto e Fabrice Le Nud (Patisserie Douce France).

 

Informações: www.cakedesignexpo.com.br e www.expobrasilchocolate.com.br.


 
 

Sobre a Cake Design Expo e Expo Brasil Chocolate

 
 

Realizados simultaneamente desde 2009, os eventos são dedicados à expansão, aprimoramento, inovação e valorização dos mercados brasileiros de confeitaria e chocolates. Cake designers, chefs confeiteiros, chefs chocolatiers e aficionados por bolos, doces e chocolates, terão uma ampla agenda de atividades como cursos a preços populares e gratuitos, exposição de produtos e serviços, concurso e exposição de bolos, palestras e workshops, além da presença de profissionais nacionais e internacionais da alta confeitaria.

 
 
Fotos: Divulgação