Eletrodomésticos ajudam a compor decoração de cozinhas e espaços gourmets

  • 25 de junho de 2015
  • 0
  • 30 Views
Compartilhe:

A decoração da cozinha se reinventa a cada dia. Se antes era um ambiente destinado apenas para preparar as refeições, hoje o espaço está integrado à casa e quer aparecer. Com isso, os eletrodomésticos ganharam um novo status. Agora eles também fazem parte da decoração. Mas como saber qual o modelo mais indicado e como combinar com a decoração da casa?

A designer de interiores Bia Sartori, que assinou o Loft 03 da 6ª Casa Cor Campinas, explica que a escolha da geladeira passa não só pelo critério do espaço disponível, mas também pelos hábitos de consumo do morador. “O cliente precisa pensar nos hábitos de armazenamento de alimentos. Se tem muitos produtos congelados, se precisa de uma parte grande para frutas e como gosta de guardar as bebidas, por exemplo”.

A arquiteta Eliana Barros, responsável pelo Café Bistrô Santa Rita juntamente com André Zanolini, completa que o importante é descobrir como os proprietários veem a cozinha. “Devemos analisar as questões como gostar de receber visitas, de se aventurar na cozinha e o convívio familiar. Nesse caso, é indicado uma cozinha integrada à sala, o que deixa a geladeira mais exposta às visitas. Nesse caso, a parte estética deve ser levada em conta, além do funcional”.

 
 

i3

 
 

A designer ainda orienta sobre a técnica de posicionar os eletrodomésticos no ambiente. “A geladeira deve estar próxima à área de preparo, na frente ou ao lado da pia e bancada. Já o fogão deve estar ao lado da área de preparo, que serve como apoio. Outra dica é nunca deixar o frio próximo ao quente”. Próximo a eles devem estar as bancadas para o preparo de massas, doces e outros alimentos. “Esses itens devem estar bem próximos para facilitar o preparo dos alimentos e higienização”, enfatiza Eliana.

Para aqueles que apostam em um visual mais moderno, Bia conta que a dica é trocar o fogão pelos cooktops. Mas antes é preciso avaliar se há espaço para as duas peças: o forno e o cooktop. “Os cooktops apresentam design diferenciado e acabamento em vidro temperado, trazendo praticidade na limpeza e beleza para a cozinha”, orienta Kelly Costa, Gerente de Marketing da Mabe. O forno não precisa ser instalado necessariamente abaixo do cooktop, mas é fundamental não esquecer de planejar um espaço exclusivo para ele.

 
 
i4
 
 

Outro aspecto a ser considerado no planejamento do ambiente é a combinação dos produtos com a decoração. Geralmente disponível em branco e inox, as cores dos eletrodomésticos podem influenciar na decoração. “Com a cor branca, você pode compor um ambiente clássico e aconchegante unindo-os a materiais amadeirados, para um estilo contemporâneo e hi-tech o branco combina com o preto e elementos inox. Para um ambiente mais moderno pode-se aplicar cores inusitadas em detalhes como amarelo, azul ou violeta”, orienta Bia.

“Se a opção for por modelos inox acaba sendo um pouco mais fácil pois a cor é neutra e combina com qualquer outra. Combinado com cores quentes deixa o ambiente vibrante e divertido, com cores frias, dá charme e uma bossa especial. Para um visual contemporâneo e até mais masculino, vale apostar em tons preto ou amadeirados escuros”. “Geladeiras em inox são utilizadas em ambientes contemporâneos por terem um aspecto tecnológico e design”, explica Eliana.

Para quem gosta de mudanças sempre, uma ótima opção é adesivar a geladeira. “Em algumas cozinhas as geladeiras coloridas conferem um charme especial. Adesivos brilhantes, lisos, foscos, estampados ou amadeirados podem ser usados mas tudo tem que compor com a personalidade do ambiente e de quem usa esse ambiente. Tem que tomar cuidado para não sobrecarregar demais”, orienta Bia.

 
 
i12
 
 

A diversidade de modelos de eletrodomésticos disponíveis no mercado garante a possibilidade de combinações para todos os estilos. A marca Continental, por exemplo, traz em sua linha geladeiras, fogões, cooktops e fornos, como uma geladeira com um super freezer. “Além de espaço para as comidas congeladas, gelo fácil com recipiente para armazená-los e espaço horta, a geladeira ainda possui espaço para garrafas de 2,5l e porta-latas, ideal para famílias grandes ou que gostam de receber os amigos”, explica a Gerente da Mabe.

Para aqueles que optarem por uma cozinha integrada, com ilha gourmet, a opção mais indicada são os cooktops, que podem ser usados em diferentes combinações harmônicas, com diversos tipos de granito e de decoração da cozinha. Para as cozinhas mais espaçosas e clássicas, a dica é a Linha de Fogões Innovazione.

 
 
i2
 
 
Imagens: Divulgação