Dreison Santini lança livro sobre arquitetura em Campinas

  • 29 de novembro de 2012
  • 0
  • 32 Views
Compartilhe:
O arquiteto Dreison Santini lançou, no último dia 22/11 em Campinas, o livro “Arquitetura”, que compila 31 projetos e anteprojetos desenvolvidos nos últimos 10 anos. 

A obra é ilustrada com aproximadamente 200 fotografias feitas pelos profissionais Douglas Fagundes, Leandro Farchi, Gilberto Campos e Marco Tiê. “A arquitetura precisa ter personalidade porque ela é forçosamente marcante. A partir do momento em que ela ocupa um espaço na paisagem e, se puder ser plasticamente interessante, melhor”, diz. 
O autor é especialista em criar a simbiose entre a arte e a arquitetura, acrescentando à fria racionalidade de vigas, lages e pilares os desenhos mais diversos. Seus projetos arquitetônicos são verdadeiras esculturas. “Todos os elementos podem assumir formas escultóricas sem abrir mão da arquitetura de qualidade”, ensina o profissional em seu livro.

Os desenhos, que sempre proporcionaram mais prazer na rotina de trabalho do arquiteto, são feitos a mão. São eles, junto com as plantas, que nortearão, depois, a maquete eletrônica. As esculturas destacam-se bem nos pilares de sustentação. Em uma casa em Vinhedo, cujo cliente é um preparador físico, por exemplo,e que ilustra a capa de seu livro, Draison criou um pilar que sustenta a laje do hall de entrada e é uma escultura alusiva à carreira do morador. 
 Uma das preocupações do profissional é a sustentabilidade. Por isso, em seus projetos, sempre podem ser encontrados interessantes incentivos ao uso de energia solar e ao reuso da água de chuva com captação em tanques subterrâneos e redistribuição de redes. 

Imagem: Divulgação