Decoração: do espaço doméstico ao home office

  • 14 de abril de 2021
  • 0
  • 19 Views
Compartilhe:

A pandemia da Covid-19 mudou radicalmente o estilo de vida de muita gente. Levou a maioria das pessoas, literalmente, para dentro das residências, por causa da necessidade do isolamento. Isso significou trazer o trabalho para casa, o que provocou uma verdadeira revolução nos ambientes domésticos. Foi necessário transformar uma rotina que, para muitos era esporádica, em algo que está durando muito mais que o planejado.

Para muita gente, esse desafio se tornou iminente. A vida corporativa assumiu um lugar permanente em muitos lares brasileiros. De acordo com dados do IBGE, em 2018, 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam de maneira remota. Com a pandemia, em 2020, esse número saltou para 8,9 milhões. Muita gente já assumiu de vez essa realidade – segundo dados da consultoria BTA, o home office se tornou padrão para pelo menos 43% das empresas do país. E, com isso, o escritório formal está fechando suas portas e abrindo espaço para transformar a operação no famoso “direto de casa”, ou “home office”.

Pensando nessa realidade, a SKR selecionou algumas dicas de decoração para que o seu home office seja cheio de estilo e produtivo, mesmo que instalado em um ambiente improvisado:

 

1. Espaço nunca pode ser desculpa para não ter produtividade. Você pode eleger um cantinho da sala ou do quarto para colocar uma mesa pequena que pode ser sua base para trabalhar.

2. Procure um ambiente que tenha tonalidades claras para trabalhar. Sabemos que as cores possuem significados e produzem sensações diferentes. Você pode equilibrar móveis e peças coloridas com paredes de tons claros para criar um ambiente harmonioso para a jornada de trabalho.

3. Para otimizar o espaço, a marcenaria pode ser um grande trunfo. Móveis planejados é um recurso inteligente para quem tem pouco espaço mas não quer abrir mão do conforto e de um bonito design. Móveis planejados conseguem aproveitar cada centímetro de espaço disponível.

 

Divulgação

 

4. Caso não seja possível optar pelos móveis planejados, invista em organizadores. Existem vários disponíveis no mercado, com um estilo de design bacana, que, além de trazer organização ao ambiente e ao trabalho, dão toques de estilo ao espaço.

5. Utilize objetos práticos e criativos. Além dos organizadores, você pode optar pelos nichos e acessórios que podem ser lindas peças de decoração. Porta-lápis, caixinhas, cestos são ótimas dicas para organizar pequenos objetos, assim como lousas e murais ajudam no planejamento – e ainda imprimem boas doses de personalidade.

6. Um lugar bem iluminado tem que ser referência. Se o local escolhido não possui luz natural adequada, uma luminária posicionada adequadamente pode fazer a diferença nesse espaço, tanto sob o ponto de vista de decoração quanto de produtividade.

7. Que tal fazer da sua varanda, mesmo que seja bem reduzida, num espaço bem planejado para uma varanda office? De novo, o recurso da marcenaria pode ser a solução. Vidros e cortinas podem reduzir o excesso de luminosidade. E você ainda desfruta de uma linda paisagem para distrair os olhos nas pausas para o descanso.

8. Fazer home office tem suas vantagens. As pessoas podem fazer os próprios horários e podem criar um espaço de trabalho que tenha a própria cara. Para isso, a criatividade é fundamental. Escolha objetos que tragam sua personalidade ao ambiente e, que, possam te motivar e incentivar a fazer sempre o melhor. Nesse sentido, vale tudo: plantas, quadros, pedras, vasos e porta-retratos.