Dicas para uma viagem de carro segura

  • 26 de novembro de 2020
  • 0
  • 63 Views
Compartilhe:

De acordo com recente estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), as atividades turísticas registraram aumento pelo quinto mês seguido, apontando o reaquecimento do setor. O Turismo Doméstico é um dos segmentos que mais impulsiona esse mercado e os empreendimentos que atendem essa demanda estão se adaptando com rapidez e eficiência para ter o turista de volta. Mas uma questão é vital para o Turismo Doméstico: a segurança na hora de viajar de carro.

No site do Programa Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo, as estatísticas mostram que 60% das causas de acidentes nas estradas são por cansaço e sono dos motoristas e a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana.

Com o objetivo de alertar os condutores sobre todos os cuidados que envolvem uma viagem de carro com a família, o Shopping SerrAzul, parada obrigatória dos motoristas há mais de 28 anos na Rodovia dos Bandeirantes, lista 10 dicas para que o passeio seja perfeito.

 1. A manutenção nos veículos antes de uma viagem é extremamente importante: qualidade dos pneus e calibragens corretas, palhetas do limpador de para-brisas novas, amortecedores, freios, faróis e lanternas, tudo deve ser testado e verificado antes de pegar a estrada.

2. A monotonia, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais, que forçam a vista e dirigir à noite, são situações que auxiliam em muito o condutor a ter sono.

3. A pressa em chegar ao destino costuma fazer com que o motorista ignore sinais evidentes de sono, como bocejos frequentes, a famosa “pescada”, concentração falha, olhos pesados que facilmente fecham ou perdem o foco.

4. Outros indícios que pedem uma parada para descanso são o mau humor súbito, impaciência, câimbra, pernas e braços formigando.

5. Evite dirigir na madrugada, especialmente entre as 2h e as 6h da manhã, pois a temperatura do corpo tende a cair, o que dá mais sono.

6. Mantenha o carro ventilado, ar não renovado provoca sonolência.

7. Faça uma viagem tranquila, sem estabelecer horário rígidos de saída, chegada e das paradas, afinal é um passeio em família e não uma competição.

8. Evite comer uma feijoada ou alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta.

9. O recomendado é parar a cada duas horas. Uma parada para ir ao banheiro, um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, ajudam muito a manter a energia para mais duas horas ao volante.

10. Caso o sono vença todos esses esforços, não hesite, pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que de 20 a 30 minutos de descanso renovam o motorista.