Conhecendo a Ilha da Madeira com os 5 sentidos

  • 6 de novembro de 2021
  • 0
  • 10 Views
Compartilhe:

Situada em meio ao Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português reconhecido por suas belezas naturais e cenários impressionantes. Além disso, é um destino sensorial que desperta nos viajantes a vontade de viver e sentir todas as experiências que a ilha oferece. Por isso, deixe os seus cinco sentidos aflorarem e tenha uma viagem ainda mais marcante pela fabulosa Madeira:

 

Paladar
É com o paladar que podemos perceber os sabores e a textura dos alimentos, e assim, desfrutar as delícias da gastronomia madeirense. A variedade dos pratos regionais vai transformar a sua viagem em uma verdadeira expedição culinária, provando algo novo todos os dias. A culinária local é bem diversa e vai desde pratos à base de peixes e frutos do mar, como o peixe-espada-preto e as lapas, até carnes grelhadas em longos espetos de louro, chamadas de espetada. Sem esquecer das sobremesas preparadas com frutos tropicais que crescem na ilha e dos vinhos para acompanhar cada refeição.

 

André Carvalho

 

Olfato
Diversas espécies de flores são cultivadas na Madeira devido à sua localização privilegiada no Atlântico. E são as células olfativas que podem sentir toda fragrância que elas exalam, em especial nos belos jardins em Funchal, a sua capital. Em lugares como o Jardim Monte Palace e o Jardim Botânico, você vai se deparar com perfumes variados, que transmitem uma intensa sensação de tranquilidade. Outro lugar incrível para o visitante sentir diferentes aromas é o Mercado dos Lavradores. O local é perfeito para instigar não só o olfato, mas todos os outros sentidos, pois abriga uma enorme variedade de frutas, muitas típicas da ilha e de outros lugares do mundo.

 

André Carvalho

 

Visão
A Ilha da Madeira é de origem vulcânica. Por isso, é uma região montanhosa e que apresenta natureza exuberante, com vegetações exóticas, que enchem os olhos. Há muitos lugares para apreciar vistas incríveis da paisagem verde e densa da Floresta Laurissilva e do mar azul profundo, incluindo vales, penhascos e falésias, além de mirantes com vistas para as charmosas cidades. Muitos desses mirantes estão no final de uma trilha em meio às belezas naturais, e são uma recompensa gratificante àqueles que se aventuram para contemplar esses panoramas.

 

André Carvalho

 

Audição
Na Madeira, os estímulos sonoros são muitos, capazes de proporcionar emoções que conectam as pessoas com outras e com os lugares, tornando a experiência na Madeira ainda mais inesquecível. Em meio à natureza, os visitantes podem presenciar diferentes sons, com o quebrar das ondas do oceano, o ruído do vento passando pelos vales, o farfalhar das árvores e os ruídos dos animais marinhos, como os golfinhos e as baleias. Já nas cidades, é possível presenciar o som dos brindes entre amigos pelas esplanadas dos restaurantes, do deslizar dos carros de cesto pela ladeira e as fascinantes histórias sobre a cultura local.

 

André Carvalho

 

Tato
Diferente dos outros sentidos, o tato pode ser sentido em todas as regiões do corpo. Por esse motivo, a ilha de Porto Santo é o lugar ideal para quem quer captar todos esses estímulos. O destino tem clima agradável durante todo o ano e, enquanto o sol aquece os dias e a pele dos visitantes, os ventos frequentes refrescam e ainda são propícios para a prática de esportes aquáticos. Além disso, entre o verão e a primavera, a temperatura média das águas é amena e convidam para um delicioso banho de mar, enquanto as areias fininhas das praias são perfeitas para se esticar e relaxar, aproveitando toda essa profusão de sensações.

 

André Carvalho