Cesar Almeida e José Roberto Reynoso Fernandez Filho confirmaram na tarde do dia 09/10 na Sociedade Hípica Paulista (SHP), que são os melhores cavaleiros da temporada. Eles fizeram uma disputa eletrizante na segunda passagem do GP Longines, vencida por Cesar Almeida por menos de meio segundo de diferença. A prova encerrou o Longines Indoor 2016, que aconteceu na Sociedade Hípica Paulista, de 05 a 09/10 e reuniu 300 cavaleiros e amazonas, distribuindo uma premiação total de R$ 330 mil.
Zé Roberto Reynoso Fernandez Filho manteve a liderança do Ranking Brasileiro Hyundai Senior Top, agora com 112 pontos, seguido de Cesar Almeida, com 77, e Tiago Mesquita, com 55.
Repetindo a ótima performance do dia 08/10, quando conquistou o Mini GP, Cesar Almeida, desta vez montando Zojasper Império Egípcio, foi o mais rápido, depois de duas pistas limpas. “O final de semana foi inspirador e realmente os cavalos colaboraram bastante. O Zojasper veio melhorando e mostrou hoje muita agilidade e coração. Não é fácil ganhar do Zé Roberto e estou muito feliz com este título”, explicou Cesar Almeida. “A disputa pelo ranking esquentou ainda mais e isso é muito bom. Agora estou com dois bons cavalos e acredito que vou dar um pouco de trabalho para o Zé Roberto”, acrescentou.
Já o vice-campeão estava conformado com o resultado. “Fiz um bom percurso, mas perdi um pouco de tempo em uma das curvas. Talvez pudesse ter arriscado um pouco mais. Mesmo assim estou satisfeito pois sigo líder do ranking e esse é o principal objetivo”, admitiu.
Resultados do GP Longines
1- Cesar Almeida / Zojasper Império Egípcio – 0/42s81
2- José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Azrael W Sanol Dog Protecnica – 0/43s24
3- Luis Gilherme Ciampi / Barbarian Império Egípcio – 0/43s66
4- Tiago Mesquita / Baptista – 0/45s42
5- Luís Pimenta Alves / VDL Valdez Assolute RG – 0/47s57
6- Thiago Mattos / Sulki do Santo Antonio – 0/48s06
Desafio Carro e Cavalo
Durante o intervalo das duas passagens do GP Longines, o público foi presenteado com galopadas em alta velocidade dos animais e derrapadas emocionantes de um Porsche Macan, oferecido pela Concessionária Stuttgart. O Desafio Carro e Cavalo contou com 12 duplas formadas por cavaleiro e piloto desafiando o cronômetro. Após saltar oito obstáculos, o atleta descia da montaria e ingressava no automóvel, no banco do passageiro, para cumprir o percurso ao lado do piloto parceiro.
A soma dos tempos dos dois percursos, carro e cavalo, levou à vitória a dupla Thales Marino e Beto Gresse, com 76s12. Beto Gresse, consultor e piloto da Porsche Cup, viveu uma situação única na carreira, uma vez que nunca havia pilotado em pista destinada aos cavalos. “Foi muito bacana. Diferente de tudo que já fiz até hoje, em 21 anos pilotando. É uma diversão. Quando recebi o convite fiquei muito feliz, mas não sabia nem o que esperar. Me falaram que eu iria dirigir dentro do picadeiro, na terra, algo muito diferente do asfalto. Quero ter mais domingos como esse”, destacou Beto, de 31 anos.
Parceiro de Beto, o jovem Thales Marino também disputou pela primeira vez o Desafio. “É uma prova bem emocionante. Ela é festiva, porque não tem pressão de fazer o zero, mas sim de se divertir e levantar a torcida”, contou Thales, de 15 anos, campeão brasileiro mirim de 2015. “Como é por cronômetro, tentei ir o mais rápido possível e fazer sempre o traçado mais curto e o curvas fechadas com um bom galope. Dentro do carro é bem diferente. Na última curva o Beto foi deslizando, parecia até que ia capotar de tão rápido que estávamos”, completou o atleta da Granja Viana e sócio da Hípica Paulista.
Campeão em 2015, Chico Serra enalteceu a iniciativa do evento, apesar de não ter ficado entre os primeiros. “É muito legal. Ganhei no ano passado e fui mal neste, mas independente disso é muita curtição. É uma prova para dar uma quebrada na seriedade das disputas nacionais e internacionais, legal para o público e para quem participa. Dirijo carros de 400 cavalos, que são mais fáceis de domar do que esse sozinho que os cavaleiros montam”, avaliou Chico Serra.
Classificação do Desafio Carro e Cavalo
1-Thales Marino / Beto Gresse: 76s12
2-Thiago Ravhy / Bruno Mesquita: 76s84
3-Jorginho Muylaert / Henrique Tielas: 83s24
4-Marco Antônio / Maurizio Sala: 85s51
5-Pedro Muylaert / Pedro Boesel: 86s39
6-Rafael Ribeiro / Rodrigo Hanashiro: 88s41
Estrutura
O Longines Indoor 2016 impressionou por sua estrutura e atrações fora do picadeiro. O evento contou com um stand da Hyundai e outro da Hermes.
Uma exposição de carruagens antigas foi montada ao lado picadeiro coberto e o público encontrou vários locais agradáveis e aconchegantes para curtir o evento na SHP.
As crianças se divertiram com passeios de pôneis e brinquedos infláveis. Nos intervalos das provas do evento havia apresentações de volteio, adestramento e rédeas.
Nos bastidores, as cocheiras estavam recheadas com algumas importantes estrelas do evento: os cavalos competidores.
A área boulevard do evento contou com 40 lojas com vendas e exposição de produtos variados, além de várias opções gastronômicas.
Na área vip dos camarotes, havia o buffet – com um cardápio variado – e produtos de patrocinadores. O evento também contou com shows do DJ Mau Gessuli, DJ Miss Má e do cantor Afonso Nigro.
O cavaleiro Álvaro de Miranda Neto, o Doda, que participou desta edição do Longines Indoor, acompanhou as últimas provas na área vip, enquanto atendia a imprensa.
Fotos: Em Destaque Na Cidade e Luis Ruas