Campinas e Região Convention & Visitors Bureau apresenta projetos para 2014

  • 26 de fevereiro de 2014
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:

O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) convidou os jornalistas dos veículos das 19 cidades que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC), no último dia 25/02, para apresentar o resultado do trabalho feito pela entidade em 2013 e mostrar os projetos para 2014 para promover a região e atuar no período da Copa do Mundo no Brasil.

Na primeira parte do encontro, o Presidente do CRC&VB, o empresário Gilson Gomes de Oliveira, explicou o papel estratégico da entidade na disseminação do turismo e divulgação do destino, e comentou sobre o momento e a maturidade de Campinas e região para atrair visitantes, seja no contexto business ou no de lazer: “Nosso ponto forte sempre foi o turismo de negócios. Com todo o movimento da Copa, a vinda das seleções que se instalam na região, entra em cena o turista de esporte e lazer. Ele chega com elevado nível de informação e muito atento ao que a cidade tem de melhor a oferecer durante a sua estadia. Estamos prontos, somos especialistas em bem receber e encantar, mas é preciso esforços e dedicação para que o sucesso nos acompanhe”, afirma.

 
 

1397453-m
 
 

O CRC&VB tem a função de promover o destino, de criar alianças e viabilizar parcerias que potencializem a realização de eventos e negócios na região, fomentando oportunidades que venham beneficiar as cidades como um todo. Nesse contexto, falou da importância de praticar preços justos, e de cuidar de forma contínua da qualidade nos produtos e serviços locais. Para Gilson, a expertise dos profissionais de hotelaria locais, habituados a atender executivos e visitantes de negócios que demandam qualidade e excelência na estadia, conjugado com todo o potencial do parque gastronômico e as opções de lazer e de serviços aqui encontrados, tornam Campinas e cidades da RMC alternativas extremamente atrativas e viáveis para aqueles que optam pela região para seus negócios ou como local de moradia.

A segunda parte do encontro foi dedicada a apresentar as ações que associados e parceiros devem realizar no período dos jogos da Copa, especificamente junho e julho. A intenção do CRC&VB é tecer um mapa de atividades de associados na região, antecipando ações que tornarão a estadia desses visitantes uma experiência viva do que é pertencer à região e ao país do futebol.

 
 

Ferramentas e ações para agregar valor ao turismo na região

 
 

Gilson Gomes de Oliveira destacou a continuidade de iniciativas de sucesso em anos anteriores, como as ações Comida di Buteco, o Festival Gastronômico de Campinas, o Campinas Restaurant Week e uma reedição do bem-sucedido Chefs na Praça, além dos inúmeros apoios aos eventos e iniciativas realizadas na cidade vindos de iniciativa privada e produtores de cultura. “É preciso lembrar que a participação dos órgãos públicos e da iniciativa privada nos projetos da casa é decisiva para a realização dessas ações mais complexas, para o sucesso de todos”, completa.

Além dos projetos previstos, o CRC&VB anunciou lançamentos importantes e ações que estão alinhadas à estratégia de promoção do destino:

 

• O novo site do CRC&VB, nos idiomas Português e Inglês, foi criado usando tecnologia que permitirá seu acesso por meio de tablets e celulares. Desta forma, com o acesso ao site também via dispositivos móveis, a estratégia de exposição da marca é reforçada, ampliando a visibilidade do destino e dos associados do Convention. “Dessa forma, o internauta consegue encontrar informações e contatos relevantes necessários para planejar um evento na região, e ainda obter todo o suporte do CRC&VB na questão de fornecedores e suporte logístico para que seu evento aconteça de forma plena”, afirma Gilson.

• O catálogo voltado à promoção do destino e dos associados nas feiras e eventos nos quais o CRC&VB participará no país em 2014.

• Em abril, o lançamento da Revista Visitors, em novo projeto editorial, que substitui o antigo guia publicado até o ano passado. A nova publicação será trimestral e, além de oferecer informações sobre onde ir, o que fazer e onde se hospedar, trará matérias que valorizarão a região. A distribuição será feita aos hospedes através dos hotéis, e a versão online ficará disponível para download no site.

• A circulação, a partir de abril, de uma van customizada nas cores do site “Visite Campinas”, destinada ao transporte de visitantes e à promoção do turismo na cidade, com roteiros de city tour, gastronomia e compras.

• A participação da entidade, apresentando e promovendo o destino Campinas e Região em importantes eventos do setor de turismo, no Brasil e exterior.

• O planejamento e realização de eventos que fomentem o turismo e movimentem a cadeia como um todo. Na programação, a 6ª edição do Festival Gastronômico de Campinas, que promove o trabalho de qualidade dos chefs e restaurantes, com seus menus que surpreendem os paladares mais exigentes com sua criatividade e talento; a realização do Chefs na Praça, ação realizada pelo CRC&VB para abrir o Festival e que integrou as comemorações do aniversário de Campinas.

• O CRC&VB pretende realizar um Fórum sobre Gastronomia em parceria com institutos e faculdades de gastronomia da cidade e região.

 
 

1416932-m
 
 

Associados em campo

 
 

Em alguns meses, a circulação de personalidades, como Cristiano Ronaldo, pela cidade deve atrair centenas de jornalistas, muitos curiosos e um público interessado em futebol. Em Viracopos, segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, o novo terminal de passageiros será utilizado de forma exclusiva para viabilizar as viagens das sete seleções instaladas nas cidades do interior do estado, receber voos charters e executivos, e para embarques e desembarques internacionais da companhia aérea TAP.

Acreditando em uma possível demanda originada em função dessa movimentação, tanto o Convention como associados entendem que é momento de unir esforços para trabalhar pelo destino e bem atender esse turista que foge do perfil do turista de negócios. Sensíveis ao momento, os associados na região já se mobilizam e antecipam as ações que serão encontradas em suas empresas a partir de junho. “Estamos atentos ao momento e dedicados para que haja o encantamento do visitante, mostrando a nossa hospitalidade e atenção, e certos de passar pra ele a vibração pelo futebol, já característica da cultura do brasileiro”, afirma Gilson.

Durante o encontro, alguns associados aproveitaram para mostrar suas ideias e materiais de comunicação. Veja algumas das ações criadas em função da Copa:

 
 

Em restaurantes:

 
 

1434339-m
 
 

• El Tambo: a casa, que completa 10 anos de atividade, criou o Happy Game Latino-Americano, para reunir as torcidas dos países latino-americanos. Durante os jogos do Brasil, nos dias 12, 17 e 23, as unidades localizadas em Sousas, Chácara da Barra e Cambuí oferecem os petiscos de maior sucesso: Quesadilla de queijo, Croquechilli, Empanadas, Nachos, Chilli fries e Brahma à vontade. Para os jogos das seleções latino-americanas, haverá cardápio típico conforme tradição de cada país (contemplando Parrillada, Ceviches e rodízios mexicanos) e uma dose de bebida típica cortesia (tequila, pisco e rum, cerveja) para cada gol marcado.

• Espaço Malagueta: aos visitantes, oferece a oportunidade de conhecer seu café colonial aos finais de semana e caminhada ecológica pela trilha de Joaquim Egídio, contemplando fauna e flora locais. Haverá um jantar de comida brasileira com degustação de caipirinhas exóticas, entre elas a Caipirinha Malagueta, que leva entre outros ingredientes, pimenta e tangerina, e MPB. No horário do almoço, a casa oferece passeios de quadriciclos, cavalo e bicicleta pelas trilhas de Sousas. E, para os torcedores que estiverem na casa para torcer pelo Brasil, haverá 3 horas de open food e open bar, com preço promocional único, contando com especialidades da casa como linguiça flambada na cachaça.

• Estação Marupiara: na área, programação diferenciada e cardápios que traduzem os quatro cantos do Brasil. No menu do happy hour a surpresa são os petiscos brasileiros genuínos, com delicias como Queijo coalho gratinado com geleia de pimenta; Bolinho de baião de dois com vinagrete de Cambuci; Croquete de feijoada e acarajé. Jarras de caipirinhas, como a de limão com garapa, prometem ser o acompanhante perfeito. Nas sessões de Cinema na Mesa durante a Copa, quando são realizados jantares temáticos baseados em filmes, a inspiração vem de sucessos como “Casamento Grego” , que acompanha o jogo Grécia x Japão.. Também uma série de jantares temáticos contemplará os pratos servidos no Nordeste, Sudeste, Norte e Sul do país, e ainda uma noite com cardápio português.(consulte o restaurante sobre datas e reservas).

• Giovannetti: O cão Beethoven, animal da raça São Bernardo que é mascote da marca, circulará pelas casas nos horários dos jogos do Brasil. As unidades receberão decoração temática nas cores verde e amarelo e ganharão maior quantidade de televisores para a transmissão dos jogos. Os estabelecimentos terão faixas e bandeiras do Brasil, e brincadeiras nos intervalos dos jogos do Brasil nas unidades do Cambuí e Parque D. Pedro. Os colaboradores usarão camisetas especiais e haverá postagem de fotos em tempo real no Facebook da marca. Também farão parte da ambientação comemorativa bolachas de chope e copos estampados com a bandeira de diversos países. O Giovannetti disponibilizará camisetas e um kit torcida desenvolvido para quem quiser assistir o jogo em casa, que incluirá a camiseta temática e itens de alimentos e de bebidas, ou ainda combos com preços exclusivos para os dias e horários dos jogos. Durante os jogos, os clientes que optarem por contratar o serviço realizado em domicílio com infraestrutura, cardápio e mão de obra padrão Giovannetti ganharão uma hora de serviço gratuita.

 
 

1233333
 
 

• Idalvo´s: quem quiser acompanhar os jogos na casa tem o Kit de Petiscos especial para grupos (necessário fazer reserva com antecedência), especialmente elaborado para agradar os mais diversos paladares e que honra a origem portuguesa do chef Heitor Antunes e a particular simpatia do restaurante com a seleção de Camarões (uma de suas especialidades).

• Joe e Leo’s: Prepara várias atividades, como a promoção “Chefs Day” que pode ser curtido já a partir de março, e que traz um prato típico especial de cada país participante da Copa. Stand up Joe Comedy de março a maio; shows de blues e jazz em maio, transmissão com a torcida organizada do Joe durante toda a Copa, além de happy hour durante os jogos do Brasil com sorteio de brindes.

• La Salamandra Culinária Mexicana: os clientes hospedados nas redes de hotéis associados do CRC&VB que mencionarem a indicação do hotel para esse restaurante terão 10% de desconto nos pedidos. A oferta é válida apenas durante o período dos jogos, e é exclusiva para hóspedes.

• Maria Zabbé: a visita ao restaurante localizado em Vinhedo certamente será uma boa surpresa esportiva. A casa oferecerá opções de comida típica de cada país nos dias em que suas respectivas seleções estiverem em campo. Durante os almoços ou no happy hour, o cliente poderá conhecer a cidade através do city tour, passando por pontos turísticos e adega de vinho – especialidade da cidade. Será oferecido também um Happy Hour especial da copa com telão e televisão, drinks e coquetéis com o nome de países. Haverá preços especiais para grupos, pacotes de refeição e bebidas sob consulta.

• Uva Bar: As entradas e pratos principais serão inspirados na gastronomia brasileira. Como acompanhamento, haverá vinhos nacionais vendidos a preço promocional. A casa tem funcionários com fluência em inglês e espanhol.

 
 

Em hotéis:

 
 

1373483-m
 
 

• Compacto Hotel: uma van gratuita estará à disposição dos hóspedes que optarem por participar dos eventos promovidos pela Prefeitura em Campinas. Ao menu do café da manhã serão incorporados pratos típicos das delegações que estiverem na cidade. Foi montada uma parceria com as lojas Subway e Temakeria Makis Place, ambas em Alphaville, onde os hóspedes terão espaço reservado e valores reduzidos para o consumo de petiscos.

• Fildi Hotel (Sumaré): para celebrar a vinda dos portugueses para a nossa região, o hotel criou uma opção de cardápio especial da culinária portuguesa.

• Hotel Matiz: todos os hóspedes que comprovarem trabalhar ou participar como torcedor dos jogos, apresentando documentos como credenciais ou ingressos, terão tarifas especiais.

• Hotel Mercure: o restaurante do hotel terá no menu uma sugestão especial de pratos típicos da culinária portuguesa e nigeriana e happy hour especial no bar com diversas atrações. O hotel oferecerá também pontuação diferenciada no programa fidelidade Le Club Accor Hotels e Welcome cocktail aos grupos.

• Vila Rica: para a Copa do Mundo o Hotel Vila Rica oferecerá, nos meses de junho e julho, o “Boteco Vila Rica” com cardápio diferenciado para o momento do happy hour.

• Solar das Andorinhas: Durante a Copa, acontece no hotel fazenda o Festival da Comida Brasileira, com jantares temáticos que oferecem menus típicos brasileiros.

 
 

Lazer e entretenimento:

 
 

1002
 
 

• Hopi Hari: o parque já se prepara para a Copa do Mundo do Brasil há alguns anos. O maior Parque Temático da América Latina está atento ao crescimento do Turismo no País e assinou um contrato de licenciamento com a Warner Bros. Consumer Products, onde foram criadas duas novas áreas temáticas – Na área de Pernalonga e Sua Turma, os famosos personagens dos Looney Tunes fizeram da região o seu novo set de filmagens com atrações encantadoras e, em Aribabiba, os super-heróis da Liga da Justiça dão forma a atrações de muita adrenalina e diversão. Para aquecer os jovens que irão torcer na Copa do Mundo, em abril o Hopi Hari lança o evento Hopi Night que une um dia de muita diversão no Parque com um show temático durante a noite. Muita música e tecnologia estarão unidas no País Mais Divertido do Mundo. O Parque ainda estuda outras iniciativas e eventos para os visitantes

• Wet’n Wild: todas as piscinas serão aquecidas, e o parque instalará um telão em frente à piscina de ondas para transmissão ao vivo de todos os jogos da Copa que coincidirem com o horário de funcionamento do parque (das 11h às 17h). Nos jogos do Brasil, a agitação será maior com sorteios de prêmios no intervalo de jogo. Também haverá venda de camarotes VIPs Open Bar para os mais entusiasmados. Em julho, junto com os jogos finais, a Turma da Mônica estará presente agitando as férias da garotada, com sessões de foto e desfiles ao vivo.

• Zalotini Eventos: a empresa, especializada em roteiros regionais, lança na época da Copa o Experimentur – um turismo diferenciado, que possibilita ao visitante que estiver na região uma experiência única. A partir de roteiros tradicionais ou interativos (com autonomia para realizar atividades como fotografia, trilhas diferenciadas, interação com o meio, ou outro de sua preferência), o visitante conhecerá a região sob um ângulo diferenciado. Existem opções ainda para passeios off-road, de helicóptero ou na histórica Maria Fumaça, representante viva dos tempos dos barões do Café e patrimônio tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc).

 
 

Sobre o CRC&VB:

 
 

Fundado em 28 de fevereiro de 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau vem fortalecendo e estimulando o crescimento do Turismo de Negócios na região, com resultados muito positivos e reconhecidos por todo o trade turístico, autoridades e mídia.

Como resultado dessa atuação, o número de associados cresce exponencialmente nos últimos anos. De um tímido início com 45 participantes fundadores, o CRC&VB conta atualmente com mais de 220 associados de vários ramos de atividade, como hotelaria, aviação comercial, espaços para eventos, locadoras de carros, organizadores de eventos, entretenimento, bares e restaurantes, shoppings, etc.

O objetivo principal do CRC&VB é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região através do aumento do fluxo de visitantes. A captação de eventos e o incentivo ao Turismo de Negócios, também são objetivos essenciais e ajudam a gerar emprego e renda. Além disso, cabe ao CVB fomentar negócios entre os associados, promovendo o marketing de relacionamento que pode resultar na identificação de oportunidades para todos.

Para promover os atrativos turísticos da região, o CRC&VB, em parceria com seus associados, participa das principais feiras e exposições do trade turístico, apresentando-se com estandes cooperados de grande impacto.

 
 

1399004-m
 
 

Imagens: Divulgação