Vida escolar: atenção ao lanche das crianças

  • 12 de fevereiro de 2021
  • 0
  • 60 Views
Compartilhe:

Após passar 2020 longe das salas de aulas por conta da pandemia do novo coronavírus, alunos de escolas por todo o país já retomaram as aulas presenciais. Mas seja no modo presencial ou online, os pais precisam dar uma atenção especial à alimentação dos filhos durante o período escolar.

De acordo com a nutricionista Amanda Cristina Motter, um lanche saudável e completo deve ser composto por três grupos de alimentos: os carboidratos – de preferência os integrais como aveia, granola ou pão integral – as frutas – preferencialmente as da estação – e o leite e seus derivados ou outros alimentos que são fonte de proteína, como ovos.

“O leite, por exemplo, faz parte dos lanches e deve ser incluído nas pequenas refeições ou substituído por queijos, requeijão, iogurtes naturais ou ovos. Serve como fonte de proteína, vitaminas e minerais”, destaca a nutricionista, que foi convidada pelo grupo Marajoara Laticínios a contribuir com sugestão de receitas saudáveis para os usuários da marca.

Ela ainda afirma que se deve evitar alimentos processados ou ultraprocessados. “Alimentos como salgados fritos, pizzas, refrigerantes, sucos artificiais (caixinha ou de pó), salgadinhos de pacote, embutidos como presunto, salsicha, bolachas recheadas e guloseimas não devem fazer parte do cardápio dos lanches”, destaca Motter. “Deve-se dar preferência às frutas, saladas de frutas, pão integral, sanduíche natural, sucos naturais da própria fruta ou da polpa, chás, leite batido com frutas, iogurte natural com castanhas, aveia ou granola”, completa a nutricionista.