Simpósio Polo Arqdec acontece em Campinas

  • 19 de outubro de 2015
  • 0
  • 202 Visualizações
Compartilhe:

Acontece neste 20/10, no Royal Palm Plaza (Arena de Pedra), em Campinas, o Simpósio Polo Arqdec – Arquitetura, Design e Paisagismo “Novo Prisma Para o Futuro da Profissão”. Durante o evento, serão realizados dois painéis com três palestras e rodada de perguntas do público ao final do dia. O simpósio tem caráter benemerente, com a arrecadação de cestas básicas para o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. A estimativa da organização é a de receber aproximadamente 250 pessoas.

Em sua segunda edição, o simpósio reúne palestrantes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Campinas e sinaliza tendências, traça paralelos entre o luxo e o necessário; entre o delicado design de joias e os monumentais projetos arquitetônicos e paisagísticos; entre o conceito lúdico de criação e as soluções personalizadas focadas nos desejos do consumidor contemporâneo em tempos de globalização. As palestras serão mediadas pelo arquiteto, artista plástico e designer Paulo de Tarso.

Para o presidente do Polo Arqdec, Sante Testa Neto, o evento tem como objetivo apresentar soluções, estratégias e cases de sucesso para impulsionar a indústria da arquitetura regional, em um momento de instabilidade econômica no país. “O Polo Arqdec mantém como uma de suas principais missões promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais ligados à nossa área de atuação e fazer com que esse conteúdo seja transmitido aos mais jovens. Agora, não poderia ser diferente. Não há como pensar no futuro sem nos lembrarmos do passado, dos empreendedores de ontem e de hoje, que devem ser tomados como referências para as novas gerações. Campinas tem uma ligação histórica com a arquitetura. Alguns de seus filhos ganharam projeção nacional pelo trabalho executado neste segmento” diz.

 
 

imagem_release_516617
 
 

Programação:

 
 

08h30 – Cadastramento e welcome coffee na Arena de Pedra do Royal Palm Plaza

09h00 – Abertura do evento pelo presidente do Polo Arqdec, Sante Testa Neto

 
 

1º PAINEL

09h30 – Tema: Arquitetura e paisagismo – contrastes e personalidades, por Aldomar Caprini

Destacar o valor arquitetônico e paisagístico do município de Campinas a partir da personalidade e dos contrastes entre dois dos mais icônicos representantes desses segmentos – Renato Righetto e Alberto Nassralla. Essa é a proposta de Aldomar Caprini em sua palestra. Righetto, arquiteto que difundiu em Campinas os conceitos de Burle Marx, considerado um dos maiores paisagistas do Mundo, e Nassralla, um dos fundadores do Núcleo Campinas do IAB-SP (Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo) são, cada um à sua maneira, construtores da história da arquitetura e do paisagismo modernos na cidade.

10h20 – Tema: O design dos meus olhos, por Andrea Paes

Sob a ótica da designer de joias Andrea Paes, estruturas arquitetônicas e paisagísticas monumentais, como os Jardins de Pedra de Burle Marx e o Estádio Mario Filho (Maracanã), são traduzidas em delicados projetos de grande sucesso no universo joalheiro. Andrea aborda todo o processo de nascimento de delicadas joias de grande apelo estético, ergonômico e artístico. Do despertar do conceito lúdico da criação a partir de uma expressão natural e espontânea, até a consagração de coleções, alçadas a símbolos de desejo e poder, Andrea Paes mostra que o design está nos olhos de cada um.

 
 
imagem_release_516626
 
 

11h10 – Tema: Lojas conceito – o novo luxo, por Marcelo Novaes

A percepção da joia de design como acessório de estilo é utilizada para mostrar um painel evolutivo dos conceitos de marketing de luxo, apontando soluções personalizadas focadas nos desejos do consumidor contemporâneo. Atender aos anseios do consumidor em tempos de globalização demanda estratégias criativas, capazes de transformar o ato da compra em uma experiência única e memorável, algo muito além da comercialização de joias ou dos conceitos tradicionais de raridade, nobreza de metais ou pureza das pedras. Lojas conceito, ambientes lúdicos e que expressam a força, o posicionamento e a identidade criativa das grandes grifes, a customização, as experiências de autogratificação e o desejo do exclusivo são alguns dos pontos abordados.

12h00 – Almoço

14h00 – Cadastramento

 
 

2º PAINEL

14h30 – Tema: Jardins: ontem, hoje e sempre, por Marcelo Novaes

O arquiteto paisagista Marcelo Novaes aborda a importância dos projetos sustentáveis nos dias atuais, no Brasil e no mundo. Por meio da apresentação de alguns de seus mais relevantes projetos paisagísticos ele compartilha seu conhecimento e explana sobre o futuro da profissão. O fato de a sociedade torna-se mais atenta à preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que as áreas verdes seguem cada vez mais escassas nos grandes centros urbanos, faz do paisagismo a mais completa ferramenta de ligação entre o homem e a natureza. Mais do que nunca, a atuação do profissional capacitado para criar um projeto harmônico, agradável e, em sintonia com os preceitos sustentáveis se faz necessária.

16h00 – Coffee break

 
 
imagem_release_516629
 
 

16h30 – Tema: Design inusitado, entre o céu e o inferno, por Henrique Steyer

As campanhas publicitárias da Gucci, D&G e Tom Ford, trabalhos de fotógrafos ousados e polêmicos, queridinhos do estilista Tom Ford e das cantoras Madonna e Lady Gaga, além de obras de cineastas controversos como Lars Von Trier – Dogville e Ninfomaníaca – são referências utilizadas por Henrique Steyer para contar um pouco de sua trajetória profissional e ilustrar as principais fontes de inspiração para a criação de projetos de interiores, móveis com forte apelo lúdico e quadros conceituais, feitos com manipulação digital de imagem (assinados pelo artista imaginário Mark Gary Adams, criado por Steyer). O conteúdo, que já foi apresentado em diversas capitais brasileiras, é impróprio para menores de 18 anos por conter cenas de nudez frontal, sexo e violência e convida à discussão sobre se a novidade está mesmo nos olhos de quem a vê.

17h50 – Tema: Confluências, por Fernanda Marques

Fernanda Marques faz uma retrospectiva de suas principais obras de arquitetura, interiores e design, situando pontos chaves do seu processo criativo e da interação com seus clientes. O conteúdo já foi apresentado durante as semanas de design de Milão e Miami e inclui, por exemplo, a casa Limantos, construída em um terreno muito íngreme em São Paulo, que evoca a arquitetura racionalista de Mies van der Rohe e parece estar imersa na paisagem. A apresentação é finalizada com os bancos Geomorph e Organic, que marcam o início das pesquisas da arquiteta para a utilização de aço inoxidável na produção de móveis de design contemporâneo, o que leva à vinculação de seu trabalho com a arte cinética e suas reflexões sobre a natureza fixa do mobiliário.

19h20 – Rodada de perguntas do público

 
 
imagem_release_516619
 
 

19h30 – Encerramento, por Paulo de Tarso

 
 

Informações: atendimento@poloarqdec.com, (19) 3255-4992 e www.poloarqdec.com

 
 

Fotos: G. Oliveira/ Divulgação