Salvatore Ferragamo e a era de ouro de Hollywood

  • 15 de junho de 2020
  • 0
  • 42 Views
Compartilhe:

A Salvatore Ferragamo tem uma ligação autêntica com Hollywood que remonta aos primeiros anos da indústria cinematográfica: em 1923, o jovem sapateiro italiano abriu a sua primeira loja em Santa Barbara, Califórnia, a Hollywood Boot Shop. Logo foi encarregado pelos departamentos de figurinos e estrelas de cinema, para criar sapatos para serem usados tanto na tela quanto fora dela.

Seu portfólio de clientes cresceu e incluiu Greta Garbo, Mary Pickford, Marlene Dietrich, Bette Davis, Rita Hayworth, Ava Gardner, Marilyn Monroe, Ingrid Bergman, Audrey Hepburn, Lauren Bacall e muitas outras mulheres pioneiras no cinema. Com a estreia e popularidade da série Hollywood (2020) da Netflix, uma procura sobre as personagens da época ganharam audiência.

Salvatore Ferragamo – Divulgação

 

Considerado o “Sapateiro dos Sonhos” por essa relação, muitas celebridades que viveram a “Era de ouro de Hollywood” tinham moldes de calçados em madeira, feitos especialmente para eles.

A aclamada atriz Lana Turner (1921-1995), teve um modelo feito para ela em 1939. Sua paixão pela sandália era tanta, que em 1946 ela estrelou o filme The Postman Always Ring Twice (Tay Garnet, 1946) usando a sandália da Salvatore Ferragamo, tonando o modelo um sucesso instantâneo. Dentre as personagens icônicas, Marilyn Monroe (1926-1962) foi uma das clientes mais famosas da maison italiana, em 1960 a atriz usou e criou desejo com o pump vermelho inteiramente coberto de strass. Outro famoso modelo foi a sandália plataforma Rainbow, feita para a atriz Judy Garland.

 

Versão da sandália feita para Lana Turner – Divulgação
Pump para Marilyn Monroe, em 1960 – Divulgação

 

Sandália Rainbow para Judy Garland – Divulgação

 

A ligação da Salvatore Ferragamo com o cinema não ficou restrita à Hollywood antiga. Um dos exemplos de grandes obras contemporâneas onde a protagonista usou um modelo da grife, foi o filme Evita (Alan Parker, 1996) com Madonna no papel principal. Para a ocasião, a sandália em suede vermelho foi criada e feita sob medida pela maison italiana para Madonna. Outra obra foi o filme Ever After – A Cinderella Story (Andy Tenant, 1998) protagonizado Drew Barrymore, onde o calçado mais famoso do cinema, uma releitura do sapato de cristal, teve a assinatura da Salvatore Ferragamo.

 

Sandália Evita, 1996 – Divulgação

 

Calçado para Drew Barrymore, em 1998 – Divulgação

 

Em 2008, ninguém menos que Nicole Kidman protagonizava o filme Australia (Baz Luhrmann, 2008). Para a trama que se passava em entre os anos de 1939 e 1942, teve dois modelos assinados pela casa italiana e usados por Nicole.

Pump para Nicole Kidman no filme Australia, de 2008 – Divulgação

 

Bota para Nicole Kidman no filme Australia, de 2008 – Divulgação