Um bom e agradável ambiente nos espaços de trabalho deixou de ser vaidade ou utopia e, hoje, influencia diretamente na produtividade, foco e bem-estar da equipe. A necessidade de rever os espaços corporativos é cada vez mais acentuada, especialmente com a presença de gerações mais jovens no mercado de trabalho, bem como pelas mudanças trazidas pela pandemia e os novos modelos de trabalho híbridos. Essa tendência que toma cada vez mais forma e está presente nos empreendimentos comerciais chama-se design resimercial. A expressão é um neologismo pela união das palavras “comercial” e “residencial”, e representa a introdução de elementos geralmente associados a ambientes domésticos em ambientes corporativos, tornando-os mais colaborativos, cômodos, calorosos e convidativos.
Segundo especialistas, a tendência resimercial surgiu em meados dos anos 2010 e consiste na incorporação de itens, móveis e elementos acolhedores, que remetem à ideia de lar, em espaços comerciais e têm por finalidade deixar os colaboradores mais confortáveis, felizes e, consequentemente, mais satisfeitos e motivados. “O objetivo das grandes organizações não é apenas atrair, mas reter seus talentos. Para isso, precisam promover um ambiente acolhedor, convidativo e mais agradável”, explica a superintendente de marketing do Grupo A.Yoshii, Maria Fernanda Beneli.
A tendência resimercial não diz respeito exclusivamente à presença de gadgets de última geração hipertecnológicos e móveis de design. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Future Workplace Academy constatou que os colaboradores priorizam acesso à luz natural, melhor qualidade do ar e personalização do seu espaço de trabalho. “Saem de cena as baias, paredes brancas ou cinzas, cadeiras de escritório duras e pouca ou quase nenhuma janela e luz natural. O escritório da vez tem sofás, poltronas confortáveis, almofadas, tapetes, obras de artes, cores, plantas e muito verde”, complementa Maria Fernanda.
Além do aparato decorativo, um ambiente de trabalho resimercial apresenta um projeto de remodelação dos espaços. Prioriza-se as áreas comuns, motivando a integração, contato e fortalecendo o senso de equipe. “É claro que os espaços individuais e privativos permanecem e são importantes para atender as demandas do escritório. Mas os espaços maiores e integrados como meeting rooms e coworkings não são mais uma opção. Esses ambientes inspiram a criatividade, a socialização, a conexão e o brainstorming integrado entre equipes. Depois de quase dois anos isolados, esse relacionamento melhora o humor e a autoestima das pessoas”, explica a superintendente.
Arquitetura e desenho industrial convidativo, dinâmico e acolhedor
A arquiteta do Grupo A.Yoshii, Andressa Bassinelli, lista algumas dicas práticas para conferir uma ambientação corporativa mais acolhedora, descontraída, moderna e familiar:
>Aposte na decoração comfy, ou seja, estofados macios, poltronas convidativas, almofadas texturizadas e tapeçaria “fofa”. A proposta comfortable reúne objetos e elementos decorativos que conferem aconchego e leveza ao ambiente, proporcionando uma estética confortável e tranquila.
>Não esqueça o mobiliário ergonômico. Para evitar doenças de trabalho e desconforto corporal, é preciso escolher os móveis, equipamentos e estação adequados ao espaço e aos colaboradores. As condições ambientais devem atender às demandas físicas e psicológicas dos colaboradores.
>O design resimercial apresenta arquitetura biofílica, ou seja, as áreas verdes são mandatórias. A natureza promove harmonia e equilíbrio entre o homem e a natureza, proporcionando sensação de acolhimento e pertencimento ao ambiente por meio das percepções olfativa, tátea, sonora e visual.
>A cromoterapia é uma ótima aliada. As cores são capazes de estimular a inteligência e melhorar o desempenho mental e cada tom tem uma finalidade. As cores mais claras e neutras têm efeito acolhedor. As cores azuis e verdes têm efeito relaxante e aumentam a criatividade. Os tons vermelhos auxiliam na atenção aos detalhes e às tarefas mais metódicas. Já os amarelos e alaranjados estimulam o aprendizado e melhoram o humor.
>Conforto X Responsabilidade. Cabe destacar que o design resimercial requer equilíbrio e parcimônia entre os estímulos de relaxamento e a necessidade de cumprir os deveres e obrigações. A tendência defende ambientes mais descontraídos e confortáveis com o fim de agradar os colaboradores para, consequentemente, motivá-los a produzir e focar mais.