“Pinóquio” reestreia no Teatro Amil

  • 5 de agosto de 2011
  • 0
  • 34 Views
Compartilhe:

O espetáculo Pinóquio reestreia neste sábado, 6 de agosto, no Teatro Amil, em Campinas. A peça, que se apresentou às quartas-feiras no Festival de Férias em julho, faz temporada de um mês nos finais de semana.

A montagem da Cia. Realce é baseada no conto original do italiano Carlo Collodi. A história conta a saga do boneco de madeira esculpido pelo bondoso velho Gepeto, que quer virar um menino de verdade. Em meio a suas traquinagens, ele conhece o Grilo Falante e a Fada Boa, e descobre que, se for um bom menino, conquistará o que deseja.
Aspectos como verdade, boa índole e obediência são incentivados pelo conto e evidenciados na peça. As características mais marcantes da história – como o nariz do boneco que cresce quando ele mente e a transformação do boneco em menino por sua boa conduta – estão presentes na montagem.
Segundo Iraci Batista, diretora do espetáculo, Pinóquio é um clássico muito procurado, seja por estar no imaginário de todos, seja por sua função pedagógica na formação do imaginário e do caráter da criança. “O protagonista desta história é punido, mesmo sabendo antes que não poderia mentir. Talvez por isso esta seja uma das histórias que fique mais marcada no imaginário infantil e dos pais, que acabam trazendo seus filhos para ver a história”, afirma.
Ela também fala que nos clássicos é possível não só ensinar condutas, mas trabalhar o mágico e o imaginário nas crianças.“Vivemos em uma sociedade onde não há tempo para os sonhos. Então, investimos na perpetuação dos contos clássicos para que, ao menos por um instante as pessoas tenham a possibilidade de viajar pelo imaginário, independentemente da idade que tenham”, conta a diretora do espetáculo.
“Pinóquio” pode ser assistido até 28/08, aos sábados e domingos, às 16h.
Ingressos: R$ 15 (setor 2) e R$25 (setor 1).

Foto: Divulgação