Iguatemi Campinas e Galleria Shopping aderem ao Outubro Rosa

  • 2 de outubro de 2014
  • 0
  • 30 Views
Compartilhe:

O Iguatemi Campinas e o Galleria Shopping estão diferentes neste mês. Os shoppings aderiram ao Outubro Rosa e prepararam uma série de ações de apoio à campanha de combate ao câncer de mama mundialmente conhecida. Além de iluminarem suas fachadas com a cor símbolo da campanha, ao longo do mês os dois empreendimentos irão distribuir folhetos educativos e bebidas com material da campanha, promover palestras e ainda estimular a realização do autoexame. Paralelamente, as vitrines das lojas e os sites e redes sociais exibirão peças publicitárias alusivas ao tema.

Os clientes que forem ao Iguatemi Campinas nos dias 8, 15, 22 e 29 de outubro ganharão flyers da campanha e unidades do refrigerante Fibz, rico em fibras, também “estampadas” com o material da ação. No Galleria Shopping, serão distribuídas garrafinhas de água, além dos flyers e de bexigas cor de rosa, no final de semana de 18 e 19 de outubro, em apoio ao Dia Internacional do combate ao Câncer de Mama.

 
 

breastfeeding
 
 

Ainda dentro do mês de conscientização, os shoppings promoverão, em parceria com o grupo Américas Amigas, a palestra “A prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama”, com a fundadora e presidente da instituição, Francisca Harley, no dia 7 de outubro. No Iguatemi Campinas, a palestra será no auditório da Livraria Cultura, às 15h, e no Galleria Shopping, acontecerá às 19h30, no auditório da Livraria da Vila. A Américas Amigas é uma associação civil sem fins lucrativos, que luta contra os altos índices de mortalidade por câncer de mama Brasil, mobilizando setores, empresas e amigos com o objetivo de chamar a atenção para a importância da mamografia e convidar as mulheres a fazerem o exame.

As lojas dos dois shoppings foram convidadas, como forma de incentivo à prevenção, a decorarem suas vitrines na cor rosa e a colocarem o adesivo com o símbolo da campanha, o laço rosa.

No Iguatemi Campinas ainda houve o convite para que as lojas de moda feminina coloquem, em pelo menos um de seus provadores, um cartaz ensinando a fazer o autoexame, para que as clientes possam aproveitar o momento em que provam as roupas diante do espelho para realizar esse importante exame.

 
 

or3
 
 

Outubro Rosa

 
 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicado em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

 
 

or5
 
 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 2 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

 
 

Fotos: Reprodução