“Hamlet” acontece no Castro Mendes

  • 16 de abril de 2013
  • 0
  • 36 Views
Compartilhe:

O espetáculo “Hamlet”, com Thiago Lacerda, tem apresentações nos dias 27 e 28 de Abril (sábado e domingo), no Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas. 

Para enfrentar o desafio de encarnar o mítico personagem que proferia emblemática frase “Ser ou não ser, eis a questão”, o ator Thiago Lacerda contou com a batuta do diretor anglo-brasileiro Ron Daniels, hoje, um dos Diretores Associados da Royal Shakespeare Company (Nova York). 
Desde julho de 2012, Daniels se mudou para São Paulo para dedicar-se à montagem. Hamlet é o seu retorno aos palcos brasileiros – sua última encenação no Brasil foi Rei Lear, em 2000, protagonizada pelo ator Raul Cortez. 
O diretor também foi responsável pela fundação do Teatro Oficina, ao lado de José Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi. “Hamlet paira constantemente entre a vida e a morte, a esperança e a desilusão, o que é verdadeiramente trágico e o que é gozado também. É uma peça violenta, onde corre o sangue, o cuspe e as lágrimas, e que fala da maneira mais íntima e urgente de nós mesmos e do nosso tempo. Uma trajetória maravilhosa que a cada nova montagem define todo o espírito de uma geração”, declara Daniels. 
“Estava há tempos pensando em fazer meu primeiro Shakespeare por identificar, nos textos do autor, a maior fonte dramática para exercitar meu ofício”, diz Thiago Lacerda, que também deu luz à extravagância de Calígula, texto clássico do escritor argelino/francês Albert Camus (1913-1960) dirigido por Gabriel Villela em 2008/2010. “Mas não pensava em ‘Hamlet'”, diz.
Tudo mudou quando recebeu o convite de Ruy Cortez – diretor que neste projeto assina a idealização e curadoria artística. “Descobri em Ron um mestre. Estou realizando um sonho, meu trabalho é me comunicar com o público, e não temo essa responsabilidade. Shakespeare dá trabalho, mas o aprendizado é grande”, acrescenta Thiago. 

O espetáculo acontece no sábado, às 21hs e no domingo, às 19hs.
Imagem: Divulgação