Decoração: saiba como usar a paleta de cores

  • 1 de fevereiro de 2016
  • 0
  • 37 Views
Compartilhe:

Decorar costuma ser uma das tarefas mais prazerosas na hora de reformar a casa. Quem gosta de acompanhar as tendências do mundo da decoração, pode se basear na paleta de cores divulgada pelo Instituto Pantone para o ano de 2016.

Dentre as dez cores selecionadas, o destaque ficou para o Rose Quartz e o Azul Serenity, que podem ser usados em cozinhas, salas, escritórios e até mesmo nos móveis. Pensando nisso, e em parceria com o arquiteto Neto Porpino, a Etna selecionou diversos produtos e dicas que podem transformar ambientes, trazendo-os para um contexto atual e moderno.

 
 
80883
 
 

Paleta de Cores – Como e onde utilizar?

 
 

As primeiras cores que ganharam destaque em 2016 foram o Rose Quartz e o Azul Serenity, que se encaixam bem nos mais diversos ambientes e produtos. Mas para quem não é fã dos tons pastel, optar pelo Fiesta, Green Flash e até mesmo o Buttercup pode ser uma opção para seguir as tendências do ano, já que são cores que também estão presentes da paleta do Instituto Pantone.

De acordo com Neto Porpino, o que deve ser levado em consideração na hora de decorar um cômodo com uma das cores eleitas são as sensações que elas podem despertar nas pessoas. “Para quem busca lugares alegres e descontraídos, por exemplo, deve-se evitar as cores Lilac Gray e o IcedCoffe, que são tons mais escuros e que quebram a leveza do espaço”, afirma.

 
 

Sugestões de Produtos:

 
 
580856
 
 
580825
 
Poltrona Reclinável Vermelha
 
Cadeira Mini Panton II Azul

 
 

A Buttercup é uma das cores mais vibrantes da paleta, lembrando o amarelo que remete ao sol. Para não exagerar no tom dentro do cômodo, pode-se mesclar com outras cores, mas sempre com cautela. Porpino afirma que, por ser uma cor que estimula a criatividade, pode ser utilizada em tampos de mesas de escritórios ou em uma parede no ambiente de trabalho. No caso de móveis, a tonalidade cai bem em uma poltrona, um pufê, uma mesa lateral ou de centro e também em objetos menores.

 
 
Sugestões de Produtos:

 
 

580823
 
 

580912

 
 

580846
 
 

580841
 
Cadeira Bertoia Pintada Amarelo

Pendente Esfera Babylon Amarelo

Mesa Lateral Modern Amarelo

Estante Parede Mia Amarelo

 
 

Para quem prefere decorar a casa com muitas cores, tornando os ambientes mais descontraídos, Neto alega que quase todos os tons eleitos pelo Instituto Pantone podem ser combinados entre si. No entanto, é preciso atentar-se, pois tudo vai depender da proposta para o local. “É como pensar em uma decoração natalina, tudo vermelho e verde. A repetição e o contraste é muito bonito, mas , depois de um tempo, torna-se cansativo”, afirma o arquiteto.

 

Abaixo, cores indicadas pelo arquiteto que podem ser utilizadas em conjunto:

 
 
580923
 
 
Sugestão de combinação:

 
 

580820

 
 

580826

 
 

580827

 
 

Abajur Plástico Fava Bivolt Azul

Cadeira Siri Cinza

Capa Almofada Mila Rosa
 
 

Para áreas externas o ideal é que as apostas sejam nos tons neutros. Em especial uma variação entre o bege, o branco e o cinza. Mas cores em tons terrosos, azul ou verde, que são cores vibrantes, também entram como sugestão.

 
 

Sugestão de Produtos:

 
 

580853
 
 

580850
 
 

580839
 
 
580832

 

Poltrona Maldivas Taupe

Ombrelone Garopada Branco/Azul

Conjunto Mesa Cadeira Dobrável

Carrinho Bar Trancoso Jatobá

 
 
Sobre a Etna
 
 

A Etna é uma referência no mercado de móveis, decoração, cama, mesa, banho, iluminação e utilidades domésticas. Criada com conceito home store, a empresa possui a missão de transformar sonhos em realidade, ao oferecer acesso ao design em um ambiente inspirador, onde o cliente tem contato com as últimas tendências do universo da decoração e arquitetura. Assim, quem visita uma das 14 lojas da Etna encontra variadas soluções para a casa e para o escritório em um único local, tendo acesso a mais de 20.000 itens.

Fundada em 2004, a rede está presente na Grande São Paulo, com unidades na Berrini, Marginal Tietê e Granja Viana, Campinas, Ribeirão e Sorocaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Natal (RN), Caxias do Sul (RS), Joinville (SC), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE) e Recife (PE). A Etna também conta com a loja virtual www.etna.com.br, atendendo todo o território nacional.

 
 
Fotos: Divulgação