Decoração: Adriana Bellão dá dicas para pequenos espaços

  • 21 de fevereiro de 2015
  • 0
  • 36 Views
Compartilhe:

O mercado entrega ambientes cada vez mais compactos e os compradores dos imóveis têm dúvidas na hora de mobiliar e decorar. Conseguir transmitir a personalidade do morador e não perder espaço pode ser um grande desafio que, caso realizado sem atenção, pode não ter sucesso. Atenta a essa tendência mundial, a arquiteta e designer de interiores Adriana Bellão ensina alguns truques de decoração que são essenciais e promovem grandes efeitos, dando a sensação de amplitude e aproveitando ao máximo a área.

 
 

Led Luz
 
 

“Os ambientes pequenos não precisam perder em charme e em aconchego. Podem sim ter personalidade e ótimo aproveitamento e funcionalidade, basta se atentar a alguns detalhes e priorizar o que é realmente essencial. Lembrando sempre que o menos pode ser mais, principalmente em espaços reduzidos. Manter o bom senso é essencial para que o local não se torne um acumulado de coisas e não passe a ideia de bagunça”, afirma a profissional, que está há mais de 20 anos no mercado.

 
 
Home office decorado por Adriana Bellão- marcenaria planejada e monocromia
 
 

Confira abaixo 10 dicas da arquiteta:

 
 

1) Marcenaria bem planejada: faz com que você aproveite melhor o espaço, sem desperdício.
 
2) Móveis com medidas enxutas: por exemplo, utilizar um sofá com profundidade de 90 cm ao invés de 1,00 m ou 1,05 m, que a maioria das lojas apresenta. Parece pouco, mas faz uma grande diferença.

 
 
 

no apartamento, o aparador tem dupla função; além de abrigar equipamentos, serve de apoio às refeições
 
 
3) Cores claras: fazem o espaço parecer maior.
 
4) Aposte em uma cor: um ambiente monocromático, com piso, paredes, cortinas e tecidos no mesmo tom cria a sensação de amplitude.
 
5) Espelhos: ao refletir e duplicar o ambiente, ampliam visualmente o espaço.
 
6) Painel no lugar de cabeceira: grande truque para ganhar espaço num dormitório pequeno. É possível ainda fixar os criados mudos e luminárias neste painel, liberando ainda mais espaço.

 
 

Led Luz
 
 
7) Móveis dobráveis, retráteis: entram em cena apenas quando necessário e no restante do tempo, não ocupam lugar.
 
8) Móveis com múltiplas funções: bancadas que servem para refeições, para apoiar computador ou mesmo como aparador, sofá que serve como cama… São truques para fazer o espaço render.
 
9) Eliminar barreiras e abrir os espaços: a integração dos ambientes faz a área parecer maior.
 
10) Portas de correr: são um ótimo recurso para economizar espaço, tanto para armários, como para portas de passagem, pois dispensam o espaço da abertura da porta de abrir.

 
 
 
E
 
 

Sobre Adriana Bellão – Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas, Adriana Bellão possui mais de 20 anos de atuação. Em 1996, fundou o Estúdio Adriana Bellão – Arquitetura de A A Z, que executa projetos residenciais, comerciais e corporativos. Com um conceito integrado de trabalho, o portfólio de serviços inclui arquitetura, design de interiores e consultoria. É presença constante nas principais mostras de arquitetura, decoração e paisagismo da região de Campinas, tendo participado 11 vezes da Campinas Decor e três da Casa Cor Campinas.

 
 
Fotos: Divulgação