Chuva de Pétalas é atração da Expoflora

  • 21 de setembro de 2011
  • 0
  • 36 Views
Compartilhe:

Uma chuva mágica, que não molha, mas emociona por ser feita com pétalas de rosas, cairá dos céus de Holambra, para receber a Primavera, que começa nesta sexta-feira, dia 23/09.

Reza a tradição que quem consegue apanhar uma de suas “gotas” antes que atinja o chão, tem os seus desejos realizados. A Chuva de Pétalas é uma das atrações da Expoflora, exposição de flores e plantas ornamentais. O evento termina neste domingo, 25/09.
A magia da chuva de pétalas ocorre sempre às 17h.  Para produzir o espetáculo da chuva, os organizadores lançam ao ar, por um equipamento especial, cerca de 150 quilos (18 mil rosas, aproximadamente) de pétalas por dia. A chuva multicolorida e perfumada flutua no céu e baila ao sabor do vento, atraindo crianças, jovens e adultos, que disputam as flores em busca da realização de desejos. As pétalas não recolhidas no ar, por mãos, bolsas, lenços, bonés, camisas ou sacolas da plateia, quando atingem o solo formam um encantador tapete, divertindo a todos.
A realização diária da chuva de pétalas só é possível devido à união dos produtores de rosas de Holambra que, durante os 17 dias do evento, doam 2,55 toneladas da flor. O espetáculo acontece em uma área aberta, ao lado do parque de diversões. Para que seja realizado no fim da tarde, os preparativos do evento começam bem cedo.
Às 7h da manhã as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas está preparada para despetalar as flores uma a uma. O trabalho manual é necessário para a retirada das impurezas e para evitar que espinhos misturem-se às pétalas. Depois, para que não murchem, as pétalas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo.

Foto: Divulgação