Centro Corsini abre suas portas para Festa Julhina beneficente

  • 5 de julho de 2013
  • 0
  • 27 Views
Compartilhe:

corsini3

O Centro Corsini de Campinas realiza sua grande festa julhina no dia 13 de julho (sábado) e prepara sua sede para receber cerca de 600 pessoas. A festa beneficente, que acontecerá das 17h às 23h, será embalada ao som de muita música e show sertanejo ao vivo. Os convites já estão à venda por R$ 5,00 e crianças abaixo de 6 anos de idade não pagam.

Os convitespodem ser adquiridos na hora ou antecipadamente na própria sede do Centro Corsini (Av. Milton Cristhine (Antiga Av. Dois), 1848, Pq. Alto Taquaral, na Campcarne (Rua Carlos Francheu, 54, esquina com Avenida Norte-Sul, Novo Cambuí), na Clínica Camila Dutra (Rua Cônego Nery, 477, Jardim Guanabara), no Salão Paulo Penteado Hair Designer (Rua dos Bandeirantes, 333, Cambuí) ou na Academia Germanos Physical Center (Rua Paula Bueno, 617, Taquaral).

Sobre o Centro Corsini

O Centro Corsini é um centro de atendimento, prevenção, diagnóstico e tratamento de portadores do vírus HIV, hepatites virais e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em Campinas e região. É considerado referência nacional e internacional devido ao trabalho multidisciplinar que realiza. Possui mais de 5,5 mil usuários cadastrados e realiza cerca de 11.000 atendimentos por ano, entre exames diagnósticos feitos em seu ambulatório, atendimentos multidisciplinares e outras ações. Elas visam o fortalecimento individual e familiar para a inclusão social e o atendimento aos portadores de IST, entre eles crianças e adultos.

UAI – Unidade de Apoio Infantil

O Corsini também mantém o único abrigo institucional da região (UAI – Unidade de Apoio Infantil), destinado ao acolhimento de crianças vítimas da AIDS e com diversas patologias, e cumpre integralmente o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que prevê que seja um lugar de proteção e uma alternativa de moradia para crianças e adolescentes que tenham seus direitos violados.

Para garantir o atendimento de qualidade e atender às demandas específicas das mais de 20 crianças e adolescentes acolhidos no período de 24 horas por dia, a maioria com patologias de alta complexidade, é necessário contar com o trabalho de uma equipe técnica multidisciplinar em contínuo aperfeiçoamento. As crianças, adolescentes e familiares assistidos pela UAI contam ainda com os atendimentos em todas as especialidades do ambulatório multidisciplinar do Centro Corsini.

É realizado um trabalho, com a supervisão de profissionais da saúde e assistentes sociais, visando à recuperação de toda a família. Em muitos casos é obtido sucesso, com a reabilitação das partes, havendo nova oportunidade de convívio. O Centro Corsini tem um gasto de R$ 120 mil por mês só para manter o abrigo.

História do Centro Corsini

Os primeiros passos para a fundação do Centro Corsini foram dados em 1981. Naquela ocasião, sua fundadora, Dra. Silvia Bellucci, estimulada por seu colega e orientador de pós-graduação da área de Imunologia da Universidade Estadual de Campinas, Dr. Antonio Carlos Corsini, começou a se dedicar ao estudo da Aids. Em 1983, Dr. Carlos Corsini foi surpreendido por uma leucemia e faleceu e então a Dra. Silvia, juntamente com a equipe, deu continuidade ao trabalho.

As atividades foram iniciadas em agosto de 1986 para cuidar de forma integral e holística dos pacientes portadores do vírus HIV. Em 1987, Dra. Silvia homenageou Dr. Carlos Corsini, dando seu nome à instituição, na qual trabalhou durante mais de 20 anos, falecendo em dezembro de 2012.

Logo nos primeiros anos de existência, o Centro Corsini já se transformou em referência nacional nas questões relacionadas à Aids e um marco importante no enfrentamento da epidemia da doença em Campinas e região. Através do SAP – Serviço de Atendimento ao Paciente, oferecia assistência médica, odontológica e atendimento psicossocial e medicina vibracional. Em 1994, implantou a UAI (Unidade de Apoio Infantil), que acolhe crianças e adolescentes afetados por patologias diversas e que foram destituídos de suas famílias pela orfandade ou por incapacidade de suas famílias proverem os cuidados de que necessitavam.

Novas ações e campanhas

Hoje a entidade precisa de novas ações e de parceiros e sócios (pessoas e empresas) dispostos a ajudar. Segundo o presidente da entidade, Luis Roberto Antunes, novas iniciativas têm ajudado a levantar fundos para a manutenção dos quase 1000 atendimentos/mês do ambulatório do SAP (Serviço de Atendimento ao Paciente). “O Corsini precisa muito de ações de pessoas com esta disposição. Necessitamos também de uma adesão maciça à retomada de nossa Campanha de Sócios Solidários e Empresa Amiga”. Tanto os sócios (pessoas físicas) quanto as empresas, que fazem contribuições mensais ao Centro, têm a possibilidade de dedução do valor doado à entidade no Imposto de Renda.

No site http://www.centrocorsini.org.br/site/doacoes/ ou pelo telefone (19) 21010101 é possível saber como contribuir com a instituição.

O Centro Corsini fica na Av. Milton Cristhine (Antiga Av. Dois), 1848, Pq. Alto Taquaral e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. E-mail para contato: centrocorsini@centrocorsini.org.br