Carnaval 2013 – Salvador: destaques da folia

  • 14 de fevereiro de 2013
  • 0
  • 24 Views
Compartilhe:

Você já viu no Em Destaque na Cidade a cobertura de alguns Carnavais de Salvador. Este ano o site traz o que foi destaque na cidade durante os dias da grande folia, visitada por turistas de todo o mundo. 

Na terça-feira de Carnaval, cinco navios chegaram ao terminal marítimo do Porto de Salvador, no Comércio, trazendo 18 mil turistas para a folia, entre eles o maior transatlântico circulante na costa brasileira, o MSC Fantasia. 
A chegada destes turistas produz uma movimentação de cerca de R$ 1 bilhão e envolve 52 setores diretos e indiretos da economia, de acordo com dados da Empresa Salvador Turismo (Saltur), que montou um receptivo no local para receber os turistas dos cruzeiros marítimos.

Para o diretor de desenvolvimento turístico da Saltur, George Barreto, este tipo de turista é muito importante para o segmento, pois é o que mais deixa dinheiro na cidade. São gastos com abadás e camisetas para camarotes, passeios, refeições e compras, por exemplo. “Normalmente, estes turistas voltam, pois nesta época eles ficam por um período pequeno, vêm só para curtir o Carnaval, não tendo o tempo necessário para conhecer direito a cidade. Depois, retornam com a família e ou com amigos”, esclarece George Barreto. 
Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) aponta que o turista de carnaval tem um poder aquisitivo maior, principalmente os estrangeiros, que gastam entre U$70 e U$110 por dia. Destes, os portugueses são os que menos gastam, e os americanos, os que deixam mais valores. Já os brasileiros deixam cerca de R$ 100 por dia.

                          

Copa das Confederações 

Daniela Mercury e Cláudia Leitte são as mais recentes artistas a autografarem a Cafusa, modelo bola oficial da Copa das Confederações, que acontece em junho e terá Salvador como uma das cidades-sede. 
Com o objetivo de mobilizar a população para o evento, durante o Carnaval, o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo, Isaac Edington, coletou as assinaturas dos principais artistas da folia baiana.

                     

Além de Daniela e Cláudia, a Cafusa já passou pelas mãos de Ivete Sangalo, Aline Rosa, Armandinho, Durval Lelys, Margareth Menezes, Tuca Fernandes, Saulo e Xanddy. A cantora Ivete Sangalo foi a primeira artista a autografar a bola, que tem as cores da bandeira brasileira e é inspirada na cultura do Brasil, com destaque para a representação do Cruzeiro do Sul. 
Durante a Copa das Confederações, Salvador sediará três jogos, entre eles o clássico Brasil x Itália no dia 22 de junho de 2013. “Esta ação é a grande largada para a mobilização de todos em torno da Copa das Confederações e Copa do Mundo. Queremos sensibilizar o público da importância para a nossa cidade abrigar eventos de tal magnitude”, afirmou Edington, destacando que um evento de grande porte como esses é importante para toda a cidade, incluindo a classe artística e cultural.

                      .

Chegada e partida

Um dos pontos mais emocionantes do Carnaval de Salvador foi a despedida do cantor Saulo Fernandes, da Banda Eva. Por outro lado, a visita do cantor sul-coreano Psy, que lançou o hit Opan Gangnan Style, foi motivo de grande alegria para os foliões.

 Fotos: Max Haack/Agecom Salvador