Arquitetos ensinam como deixar a casa mais aconchegante para receber visitas

  • 26 de fevereiro de 2016
  • 0
  • 43 Views
Compartilhe:

Ao receber visitas em casa é preciso pensar em detalhes como arrumação dos cômodos, o que cozinhar para servir e como deixar o local mais agradável e acolhedor. Para que não haja erro ao abrir as portas para amigos e familiares, a Etna, em parceria com os arquitetos Marcello Sesso e Débora Salanezi, montou um guia com diversas dicas de como organizar o lar e torná-lo um lugar agradável a todos.

De acordo com Débora, o ideal é fazer com que o encontro seja o mais descontraído e agradável possível e, para isso, alguns itens são indispensáveis, como assentos confortáveis, petisqueiras e copos adequados ao tipo de bebida que será servida.

A arquiteta ainda complementa que se o anfitrião for cozinhar, é legal ter um apoio próximo a cozinha para que haja interação entre as pessoas. “Com essa onda de programas de gastronomia, ficou mais comum as pessoas oferecerem jantares ou “gourmetizarem” as reuniões de amigos em casa. Para quem gosta desse tipo de evento, ter uma cozinha aberta e integrada com a sala é o ideal. O preparo da comida já faz parte do evento social e deixou de ser um ambiente de serviço”, conta Débora.

59

66

 

 

Marcelo complementa que para quem vai se aventurar na cozinha, escolher produtos com designs atrativos na hora de preparar as refeições, principalmente quando o cômodo é integrado com a sala, é essencial para impressionar a visita. “Não é só o resultado final que conta, os preparativos também precisam ser levados em consideração. Utilizar facas com aparências diferenciadas, bowls coloridos e panelas de qualidade pode ser um bom truque para tornar o encontro mais sofisticado”, afirma o arquiteto.

 

65

60

 

Hora do preparo

É importante lembrar que em alguns casos, encontros como esses podem envolver os filhos. Para que todos fiquem a vontade, os arquitetos indicam criar um espaço para que as crianças possam brincar tornando o momento divertido para todos. Débora afirma que outro ponto importante é envolver os baixinhos nas atividades da noite, como cozinhar, ajudar na escolha do filme que será assistido etc. “Se as crianças forem colocar a mão da massa, é importante ter uma mesa com altura adequada a idade delas, utensílios de cozinha de silicone ou plástico que eles possam manusear em segurança e não deixar nada muito cortante ou pontiagudo ao alcance”.

61

64

 

 

Para crianças e adultos

Outra questão que deve ser levada em consideração ao receber visitas em casa é o uso de alguns objetos. Os profissionais recomendam tomar cuidado com itens muito religiosos ou de times esportivos para não gerar um desconforto ou até mesmo uma discussão entre o anfitrião e os visitantes. E também evitar o uso de louças ou vidros em eventos muito grandes ou de muita descontração, como churrasco e festas na piscina. Por fim, para tornar o encontro ainda mais íntimo, os arquitetos sugerem utilizar velas, muitas flores e móveis confortáveis na decoração da casa.

62

63

 

Imagens: Divulgação