2º Curso de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais acontece em Campinas

  • 10 de abril de 2010
  • 0
  • 28 Views
Compartilhe:
Acontece neste sábado (11/04) e domingo (12/04) no Canil Emporium dos Cães em Campinas o 2º Curso de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais. O curso, com carga horária de 22 horas, tem por objetivo disseminar a informação sobre os benefícios da terapia assistida por animais na saúde dos assistidos e ressaltar a importância que essa prática tem gerado em nossa sociedade.

Entre os palestrantes do evento estão a professora Dra. Mária de Fátima Martins – Diretora de Metodologia e Divulgação Científica e do Conselho de Ética Humana e Animal – a professora Marisa Martinez Solano – Diretora de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais – e Sílvia Ribeiro Jansen Ferreira – Presidente da ONG ATEAC (Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistidas por Animais de Campinas).

A ATEAC é uma instituição sem fins lucrativos, que presta atendimento terapêutico assistido por animais aos indivíduos com necessidades especiais, através do trabalho voluntário. Utiliza o cão como ponte em tratamentos nas mais diversas áreas de saúde humana e nos processos educativos formais. A ONG é a única desta área no Brasil que tem o registro no Conselho da Criança e do Adolescente (CMDCA) e título de Utilidade Pública.

A ATEAC realiza atualmente trabalhos na Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas), CEVI (Centro de Vivência Infantil-Prefeitura de Campinas), Associação Pestalozzi de Campinas, Centro Corsini, Hospital Dr. Mário Gatti, Centro de Referência de Portadores de HIV/AIDS e Hospital Ouro Verde.

Entre os temas abordados no curso de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais estão Zooterapia, Educação Especial, Animais na Terapia, Geriatria, Voluntariado, Terapia Assistida por Animais e Interdisciplinaridade, Seleção de Cães, Humano e Animal, Saúde, Comportamento e Treinamento, Trabalho em Hospitais e Clínica de Adestramento.

Mais informações sobre os trabalhos da ONG – Silvia Jansen: (19) 3342-7315 ou 9722-4999 / www.ongateac.blogspot.com

Imagem: Divulgação