Por Letícia Zuppi
 
 


Cancun é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados por quem busca lazer, belas paisagens, diversão e também contato com a História. Vamos conhecer este paraíso?
 
 

Além de importante centro turístico e de suas belezas naturais, Cancun atrai por sua cultura ancestral. Um dos pontos de grande visitação é a cidade arqueológica Chichén Itzá, localizada na península de Yucatan, eleita uma das novas sete maravilhas do mundo, com sua pirâmide de Kukulkán. O sítio arqueológico Tulum é outro ponto de visitação obrigatório na costa caribenha. Suas ruínas contam grandes histórias sobre a antiga civilização maia.

 
 

Tulum: história viva

 
 

As famosas ruínas de Tulum

 
 

Paisagem em Tulum

 
 

Região é berço da civilização maia

 
 

Turistas passeiam em Tulum

 
 

O destaque neste último passeio fica por conta da água azul-esverdeada do Mar do Caribe. Das ruínas de Tulum é possível tirar belas fotos da paisagem e também descer até a praia para um inesquecível mergulho.

 
 

Mar esverdeado atrai turistas

 
 

Vistantes mergulham no mar durante visita a Tulum

 
 

Águas calmas do mar caribenho

 
 

Lagarto parece observar a paisagem do alto das ruínas

 
 

Ruínas se fundem com o mar

 
 

Ainda na Riviera Maya, é possível visitar a Playa Del Carmem, o parque arqueológico Xcaret e o parque Xel-Há, que mais parece um grande aquário natural. Para os que desejam mais aventuras, há ainda o parque Xplor.

 
 

Na praia de Akumal (que significa “Terra de Tartarugas”), muito procurada pelos visitantes, pode-se aproveitar a paisagem e realizar um mergulho nas águas cristalinas, ao lado de tartarugas gigantes.

 
 

Praia de Akumal

 
 

Local é procurado para o mergulho com tartarugas gigantes

 
 

Perto dali, a atração são os cenotes, como o Cenote dos Ojos, indicado para mergulho e contato íntimo com a natureza. Sempre acompanhados por instrutores, os turistas podem mergulhar nas águas geladas da parte aberta da caverna, ou se aventurar pelo seu interior, onde morcegos costumam habitar. Lanternas,  snorkel, pés de pato, máscara e câmeras à prova d´água são alguns dos ítens que não podem faltar no passeio.

 
 

Cenote dos Ojos

 
 

Águas límpidas na entrada do cenote

 
 

Mergulho em cenote é um dos mais procurados pelos turistas

 
 

Entrada para o mergulho no cenote

 
 

Outro ponto de parada durante a viagem é Isla Mujeres, uma pequena cidade onde se pode chegar através de embarcações que saem da zona hoteleira de Cancun e desembarcam neste destino em 30 minutos. Lá, os meios mais eficazes de transporte para os turistas são pequenos carrinhos que podem ser locados e facilitam conhecer e explorar a ilha.

 
 

Isla Mujeres

 
 

Calmaria e clima de cidade de interior

 
 

Mercado em Isla Mujeres

 
 

Muitos turistas aproveitam para fazer um passeio até o Parque Natural Garrafon, – ou El Garrafon – onde o mergulho com golfinhos em uma parte do mar é uma das atividades mais interessantes. Os pacotes que podem ser adquiridos para a interação com os golfinhos são diversificados. O mais básico permite conhecê-los de perto, cumprimentá-los, dar beijos, abraços e até dançar com os animais.

 
 

Parque El Garrafon

 
 

Golfinho encanta turistas no parque

 
 

Para os que desejam um contato maior com os bichinhos, ainda é possível nadar, sendo levado por eles. Já os visitantes que buscam mais aventura, podem optar pelo pacote que inclui ser lançado para o alto pelos pés por dois golfinhos. Além destes animais, o parque proporciona contato com outras belas criaturas, como o leão marinho e o peixe-boi.

 
 

Treinadora comunica-se com os golfinhos

 
 

Mergulho com golfinhos é a grande atração do local

 
 

Turistas divertem-se com golfinho

 
 

Leão marinho também pode ser conhecido de perto

 
 

El Garrafon

 
 

Tranquilidade e lazer praianos também são possíveis em Cancun. O mar na região dos resorts, da zona hoteleira, é de águas calmas e areias que não esquentam os pés, para deleite dos turistas. Ali, é possível fazer lindas fotos, que mais parecem cartões-postais.

 
 

Mar na região dos resorts

 
 

Turistas e salva-vidas na praia

 
 

Calmaria e tranquilidade em Cancun

 
 

Água azul e areia branca compõem a bela paisagem

 
 

Turistas relaxam na praia

 
 

Para os que buscam atrações noturnas, a casa de shows Cocobongo é uma visita obrigatória em Cancun. Mistura de casa de shows e danceteria, o local recebe os turistas com muita animação, performances, além de muita música, para visitantes de várias idades. Cancun também oferece opções de bares, como Senor Frogs e Carlos n’ Charlies.

 
 

A casa de shows Cocobongo

 
 

Visitantes na danceteria Cocobongo

 
 

Shows atraem turistas de todas as partes

 
 

Visitantes divertem-se na danceteria

 
 

Show na Cocobongo

 
 

Nos despedimos de Cancun e seus belos atrativos, com ótimas lembranças desta maravilha mexicana!

Até o nosso próximo destino!

 
 
 

Fotos: Em Destaque na Cidade