Tivoli Shopping recebe exposição com figurinos de Ney Matogrosso

  • 13 de outubro de 2015
  • 0
  • 1 Views
Compartilhe:

O Tivoli Shopping, em Santa Bárbara D´Oeste, em parceria com o Senac Americana, recebe neste mês a exposição “Acervo de Moda Senac: Ney Matogrosso” com figurinos e acessórios usados pelo artista. A mostra fica aberta para visitação até 22 de outubro, na Entrada A do empreendimento (expansão). A entrada é gratuita.

Os fãs do cantor podem conferir dez figurinos e objetos originais, como sapatos, colares e adereços, expostos em um palco decorado com fotografias do artista durante os shows. Todo o acervo foi restaurado pelo Senac São Paulo e é exposto em manequins especialmente fabricados com as medidas e as feições de Ney Matogrosso. A curadoria é de Cristiane Camizão Rokicki e a conservação têxtil de responsabilidade de Angela Regina Lopes Leal.

A exposição traz uma retrospectiva dos 40 anos de carreira do artista em shows históricos, como na época em que fazia parte do grupo Secos & Molhados, entre 1973 e 1974, e também em turnês dos discos Estava Escrito, de 1994 e Ney Matogrosso Ao Vivo, de 1989. São peças em couro, metal, seda e outros materiais.

 
 
ney
 
 

Conhecido pela ousadia e pelas performances ao vivo, os figurinos de Ney Matogrosso marcaram época. “Eu vim do teatro, onde tinha que me caracterizar e, às vezes, fazia três personagens em uma peça. É o figurino que vai levando os personagens todos e, por isso, acho tão importante quanto cantar. O figurino não me veste, ele mostra meu corpo. É tudo um pretexto para não estar nu. O que eu fazia era uma reação àquela loucura da ditadura”, define o artista.

“Os visitantes podem conferir peças do acervo riquíssimo de Ney Matogrosso, que destacam o estilo multifacetado do cantor e, ainda, fazem parte de toda a performance que ele apresenta em seus shows”, destaca a coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Sarita Nicoleti.

O Senac mantém uma exposição permanente com 220 peças que foram doadas pelo cantor à instituição, disponível para pesquisas no Espaço Ney Matogrosso, na biblioteca do Centro Universitário Senac – Santo Amaro. “Essa parceria é para tornar público um acervo de 40 anos dos figurinos do Ney Matogrosso para estudos e exposições. O papel do Senac neste projeto é permitir que os alunos pesquisem e tenham acesso a esse conteúdo, além de manter a memória cultural de um artista de tal importância como o Ney”, diz a curadora Cristiane.

 
 

Foto: Divulgação