2335900
 
 

O secretário de Cultura, Ney Carrasco, anunciou novidades da agenda da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) para o segundo semestre deste ano. Ao lado do regente titular e diretor artístico, Victor Hugo Toro, foram divulgadas datas para mais 38 concertos. “Teremos um total de 80 espetáculos em 2013. É a retomada que pretendíamos e, mais para o final do ano, teremos a programação completa para 2014. Queremos ver a Sinfônica cada vez mais próxima da população de Campinas e, assim voltar a ser motivo de orgulho da cidade, dada sua importância histórica”, informou Carrasco.

Além de oito apresentações pela “Temporada Oficial 2013” (todas no Teatro Municipal José de Castro Mendes), a agenda terá concertos gratuitos em mais sete cidades da região metropolitana, na Estação Cultura, na Concha Acústica, no Barracão de Lemos, em bairros do município e na Câmara Municipal. Além destes, mais oito espetáculos fechados para alunos das redes municipal e estadual de ensino pela série “Concertos Didáticos”.

“Também estaremos presentes, em setembro, no ‘Mês Carlos Gomes’. Além de uma exibição gratuita, também faremos um ensaio aberto à população e iremos comemorar os 150 anos da estreia da ópera ‘Joanna de Flandres’, de autoria do maestro campineiro, em uma apresentação única, com presenças de grandes solistas e coros”, adiantou Rodrigo Morte, diretor administrativo da orquestra.

 

CD

 

Segundo o maestro Victor Hugo Toro, os atuais 82 músicos que compõem a OSMC devem gravar um CD ainda este ano. “Será um momento histórico, pois teremos obras de diversos compositores brasileiros do século 19, um período de romantismo no país. Muitas dessas peças, inclusive, são inéditas”, enfatizou o regente.

A sinfônica já apresentou peças de 23 consagrados compositores neste ano, em um total de 42 concertos realizados. Dentre os nomes, destaque para Gioacchino Rossini, Carlos Gomes, Beethoven, Mozart, Bach, Puccini, Gounod, Strauss, Shubert Verdi, Mascagni, Leoncavallo, Villa-Lobos, Brahms, Bizet e Ronaldo Miranda.

Confira abaixo a relação de alguns dos concertos que acontecem ainda este ano:

- Temporada Oficial 2013 (todas no Teatro Municipal José de Castro Mendes):
 
 
9 e 10 de agosto;
13 e 14 de setembro;
4 e 5 de outubro;
13 e 14 de dezembro;

 

- “Concertos Didáticos” (também no Teatro Municipal José de Castro Mendes):
 
oito apresentações fechadas para escolas das redes municipal e estadual de ensino;
duas apresentações para pessoas da terceira idade e professores de ambas redes de ensino;

 
 

- Outros concertos confirmados
 
 
2 de agosto, em Itatiba;
3 de agosto, em Santa Bárbara D’Oeste
16 de agosto, no Galpão de Lemos, às 20h;
17 de agosto, em Americana
30 de agosto, na Câmara Municipal, às 20h;
31 de agosto, em Campos do Jordão, no “Auditório Cláudio Santoro”, com o pianista Alessandro Santoro (neto do homenageado que dá nome ao auditório);
28 de setembro, em São paulo, no Teatro São Pedro;
27 de outubro (domingo), na Concha Acústica, apenas com programa de músicas de cinema;
23 de novembro, no Teatro Castro Mendes;
8 de dezembro em homenagem à padroeira de Campinas;
concerto especial de Natal;
duas apresentações em bairros de Campinas;
concertos nas cidades de Holambra, Nova Odessa, Santo Antônio de Posse e Vinhedo, com datas a serem divulgadas.

Foto: Divulgação