Quem participa dos blocos ou que gosta de curtir o carnaval de rua precisa, principalmente, de energia, disposição e hidratação para encarar os dias de folia com saúde e tranquilidade. A nutricionista e gastrônoma da LC Restaurantes, Adriana Pera, dá dicas de como obter toda a energia e hidratação necessária para os dias de festa por meio de uma alimentação leve, saudável e nutritiva.

De acordo com Adriana, durante os dias de folia o ideal é fazer refeições leves para auxiliar o processo de digestão. “Os foliões devem consumir alimentos fonte de carboidrato como batatas, mandioca, cenoura, frutas e macarrão; além de uma porção de salada variada com folhosos e, se possível, adicionar sementes ou castanhas para auxiliar no aporte de proteínas e gorduras”, explica.

 
 
carn1
 
 

A especialista não recomenda o consumo de frituras e alimentos gordurosos para quem quer curtir o carnaval nas ruas. Também deve ser evitado o consumo de preparações (à milanesa e molhos à base de queijos), doces (tortas e bolos recheados) e molhos condimentados (maioneses, ketchup e mostarda) em função do desconforto abdominal, azia e má digestão que esses alimentos podem causar.

Para quem quer manter a alimentação saudável e a dieta em dia durante o carnaval, a nutricionista enfatiza que lanches naturais preparados em casa também são uma ótima opção, além de gerar economia. “Os lanches naturais são uma excelente opção para quem não quer gastar dinheiro na rua e, ao mesmo tempo, manter uma alimentação saudável. A indicação é dar preferência para o pão integral, que possui mais fibras, além de incluir folhas, como alface, rúcula ou agrião, legumes crus, como tomate, cenoura ralada, pepino ou rabanete e uma opção proteica, que pode ser queijo branco, frango desfiado, ovos mexidos ou atum ralado”, frisa Adriana.

 
 
carn2
 
 

Para manter a hidratação, especialmente em dias de calor intenso, a recomendação é beber bastante água mineral, além de sucos naturais e smoothies de frutas. Segundo a especialista, alguns sabores de chás gelados, como hortelã, erva-doce, cavalinha e hibisco auxiliam o organismo e ajudam na circulação e digestão. Outra bebida natural e muito saudável é a água de coco, que ajuda a repor o sódio e o potássio, importantes nutrientes perdidos durante a transpiração.

Como petisco prático e saudável para levar na bolsa, a gastrônoma recomenda as oleaginosas, também conhecidas como castanhas, que são nutritivas, leves e proporcionam diversos benefícios ao organismo.

 
 

Fotos: Divulgação