Acontece no dia 02/04, na Fazenda Pau D´Alho, na Rodovia Campinas-Mogi-Mirim, o evento “Reviva Circo Teatro Irmãos Almeida”, como uma homenagem a Walter de Almeida.
O Circo Teatro Irmãos Almeida que, após época de temporada por todo o Brasil se estabeleceu definitivamente em Campinas em 1960, é uma herança circense iniciada por José Luis de Almeida e continuada por Diógenes de Almeida, respectivamente avô e pai de Walter de Almeida.
No circo, onde começou a atuar aos 5 anos como trapezista, Walter de Almeida obteve enorme destaque como ator e cantor, interpretando sucessos teatrais como “E o céu uniu dois corações”, “A noite do Riso”, “O Direito de nascer” e “Carnaval no Rio”, compondo um repertório de cerca de 100 peças diversas.
Ao lado de seus irmãos, Alfredo (o palhaço Fredô) e Abegair (a personagem Nhá Tica), Walter de Almeida conquistou um enorme público e, posteriormente, também passou a dividir o palco com a esposa, Paulina Pachelli de Almeida que, assim como ele, obteve grande sucesso no circo. Aos poucos também os filhos, como Abério Diógenes de Almeida – que encenou seu primeiro espetáculo aos 5 anos - foram conquistando espaço sob a lona do Circo Teatro Irmãos Almeida.
Além do grupo, o circo ainda recebia, periodicamente, diversos artistas de renome, como Os Trapalhões, Oscarito, Mazzaropi, Cauby Peixoto, Luís Gonzaga, Tonico e Tinoco, entre outros.
Entre as homenagens rendidas ao Circo Teatro Irmãos Almeida estão o samba-enredo da Escola de Samba Unidos do Indaiá – que sagrou-se campeã do carnaval de rua de 1986 de Indaiatuba, SP – e o programa de rádio “A Hora do Circo”, apresentado por mais de 10 anos na Rádio Educadora de Campinas.
O evento “Reviva Circo Teatro Irmãos Almeida” também terá cunho social. Os convidados levarão, como entrada, itens de higiene pessoal infantis a serem doados à Unidade de Apoio Infantil do Centro Corsini de Campinas.
Walter de Almeida na época do Circo Teatro Irmãos Almeida
Walter de Almeida e Paulina Pachelli de Almeida: amor ao circo
Fotos: Letícia Zuppi