2oa90499

 

 

Nos dias 14, 15 e 16 de julho o Parque D. Pedro Shopping promove uma mostra especial dentro do projeto Conexão Cultural, em homenagem ao aniversário de Campinas. Durante os três dias, toda a praça central da Alameda Parque D. Pedro será tomada por apresentações de vídeo mapping com temática inovadora em comemoração aos 239 anos de Campinas. Serão três apresentações por noite, às 19h, 19h30 e 20h, com cerca de sete minutos cada.

O vídeo mapping é uma animação visual projetada. Chamado também de mapeamento de vídeo, é uma técnica na qual se pode transformar quase todas as superfícies em uma tela de vídeo dinâmico com a utilização de projetores de alta resolução e um potente sistema de som surround.

“O shopping tem como princípio buscar inovação e modernidade nas atrações escolhidas. Priorizamos ações que não tenham sido mostradas na região de Campinas. O objetivo é dar oportunidade para que a população experimente as novidades culturais que circulam pelas principais capitais brasileiras. Certamente vamos surpreender o público com essa proposta que une tecnologia, design gráfico, inovação e arte”, aponta o superintendente do Parque D. Pedro Shopping, André Lupo.

Através da utilização de um software especializado, os objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente. A partir dessas informações, o software interage com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido. Com esta técnica os artistas podem criar dimensões extras, ilusões ópticas e noções de movimento em objetos estáticos. Normalmente são criadas narrativas audiovisuais por meio da combinação ou desencadeamento de vídeo com áudio.

Para a ocasião, a pedido do Parque D. Pedro Shopping, os designers da MOX Produções – com coordenação da Divina Comédia, empresa produtora do Conexão Cultural – criaram uma proposta de trabalho que mostra a cidade de Campinas e a região através de uma outra perspectiva. O espectador é levado a observar uma “construção” virtual da Alameda Parque D. Pedro seguida de uma viagem por ícones da cidade de Campinas, pela Região Metropolitana e do Parque D. Pedro Shopping. O digital e o real se unem cada vez mais e mostra um novo panorama da cidade, uma metrópole em movimento que não para nunca.

As demonstrações serão feitas em projeções de 360º em uma instalação que transcende a projeção de vídeo comum transformando a área num espaço totalmente imersivo, com efeitos gráficos de volumetria, distorções e deslocamentos visuais sobre as fachadas da Alameda Parque D. Pedro.

 
 

Conexão Cultural

 
 

Ao longo de mais de uma década, o Parque D. Pedro Shopping construiu um novo espaço no cenário cultural da região de Campinas ao apresentar, gratuitamente, shows com grandes nomes da música popular e erudita, dança, musicais infantis, entre outros espetáculos. Já passaram pelo palco do Parque D. Pedro Shopping as interpretações de Lobão, Mariana Aydar, Céu, Zeca Baleiro, Banda Pequeno Cidadão e Arnaldo Antunes, Pato Fu, Danilo Caymmi, Universo Casuo, Tiê, entre muitos outros artistas. A produção é da Divina Comédia.

 
 

Imagem: Divulgação