Iguatemi vence prêmio Ação pela Água

  • 10 de dezembro de 2012
  • 0
  • 1 Views
Compartilhe:

O Iguatemi Campinas é um dos vencedores do 6º Prêmio Ação pela Água do Consórcio Intermunicipal dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), cuja solenidade de premiação foi realizada ao final de novembro, em Americana, com a presença de 400 pessoas. 

O shopping recebeu a primeira colocação na categoria “Iniciativa Privada – Temário Reuso da Água”, pelo importante trabalho que vem sendo realizado desde 2010, quando foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto do empreendimento. 
 Considerada uma das mais modernas da América Latina, a Estação de Tratamento de Esgoto do Iguatemi Campinas foi instalada com o objetivo de reduzir o volume de efluentes lançados na rede pública e o consumo de água potável. 
 Isso ocorre através do tratamento de parte do esgoto descartado pelo shopping para produção de água de reuso, que é utilizada em descargas de vasos sanitários, irrigação de jardins, arrefecimento de telhados e torres de resfriamento. Mensalmente, o shopping deixa de lançar 9 milhões de litros de esgoto no meio ambiente e de consumir 9 milhões de litros de água potável. Além disso, através do arrefecimento de telhados, espera-se obter redução de 20% no consumo de energia do sistema de ar condicionado do empreendimento. 
 O projeto foi realizado em parceria com a General Water S.A., empresa privada sediada em São Paulo e líder no setor de Gestão de Recursos Hídricos para grandes consumidores, responsável pela instalação, operação e manutenção do sistema, além da aprovação do projeto na CETESB. 
 A premiação foi recebida pelo gerente de manutenção do Iguatemi Campinas, Eduardo Mancin. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que só nos incentiva a continuar trabalhando em prol da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos disponíveis na bacia do PCJ”, afirmou Mancin. 
 Ele conta que essa preocupação, aliada à determinação da Iguatemi Empresa de Shopping Centers em manter uma política ambientalmente sustentável, resultou em um projeto financeiramente rentável e de forte cunho social, deixando os recursos hídricos municipais disponíveis para a população. “O desenvolvimento tecnológico obtido no projeto permitirá sua disseminação em diversos outros empreendimentos do grupo”, complementa. 
 A primeira colocação na categoria obtida pelo projeto “Reuso de Água no Iguatemi Campinas” foi dividida com a AmBev, que inscreveu o projeto “Sistemas de reaproveitamento, recuperação e tecnologias para a redução do consumo de água”. Os demais finalistas eram as empresas Beiersdorf Nivea, Caterpillar e Honda.
Imagem: Reprodução