“Klift Kloft Still, a porta se abriu”. Pela primeira vez, o Castelo mais famoso do Brasil chega ao interior paulista. Desta vez, a exposição temática “Castelo Rá-Tim-Bum”, que recria os cenários do famoso seriado exibido pela TV Cultura nos anos 1990, estará em cartaz no Shopping Center Iguatemi Campinas, de 24 de março a 10 de junho.

Em uma área de cerca de 500 metros quadrados no primeiro piso do empreendimento, os visitantes terão oportunidades únicas como conhecer os figurinos originais, visitar cenários especiais como a biblioteca do Gato Pintado, os encanamentos do Mau e Godofredo e principalmente o Hall do Castelo, onde todos poderão tirar uma selfie com a cobra Celeste.

 
 
Arvore e celeste2
 
 

Além de passear em diversos cenários, a mostra oferecerá grande parte do acervo original da TV Cultura, com riqueza de detalhes da série que marcou a infância de milhares de brasileiros, proporcionando uma verdadeira imersão ao mundo do Castelo Rá-Tim-Bum.

“A exposição do Castelo Rá-Tim-Bum é o maior sucesso de público do Brasil. No ano passado, levou mais de 800 mil visitantes à capital paulista. Trazer um evento de tal importância, em primeira mão, para Campinas e região reforça um dos pilares da Iguatemi, que é ampliar o acesso da população à arte e à cultura”, afirma a gerente de marketing do Iguatemi Campinas, Renata Albuquerque, acrescentando que pela primeira vez o evento será realizado em um shopping.

 
 
Gato Pintado
 
 

Ela ressalta que esta será a terceira megaexposição promovida pelo empreendimento. “Em 2017, recebemos a incrível mostra internacional ‘The Art of the Brick’, com esculturas construídas com peças de Lego, e em 2014 encantamos os clientes com outro evento de caráter mundial, Experiência Escher, que recriou o universo do famoso artista holandês Maurits Cornelis Escher”, relembra. Juntos os dois eventos foram visitados por cerca de 200 mil pessoas.

Os ingressos para a mostra “Castelo Rá-Tim-Bum” no Iguatemi Campinas, com dia e hora marcados, estarão à venda a partir de 10 de março, no endereço www.exposicaocasteloratimbum.com.br, ao custo de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

A exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira das 13h às 21h (entrada da última turma às 20h), aos sábados das 10h às 22h (última turma às 21h) e aos domingos, das 12h às 20h (início da última sessão às 19h).

 
 

fadinhas
 
 
Tour na exposição
 
 

A recepção ficará por conta do porteiro do Castelo e os visitantes poderão ver pessoalmente a cobra Celeste e sua árvore, o Gato Pintado na biblioteca, o quarto do Nino e a sala de música, junto com o encanamento onde habitam os personagens Mau e Godofredo.

Os quadros especiais do programa também são contemplados, como o laboratório de Tíbio e Perônio, redomas com réplicas dos Dedinhos Indicadores e o ninho com os passarinhos e seus instrumentos. A exposição conta ainda com figurinos e elementos como as botas Tap e Flap, o ratinho e os bonecos do Mau e Godofredo. Para completar a experiência, no final haverá uma loja de produtos oficiais exclusivos, para que os visitantes possam levar um pouco desse universo para casa.

A temporada no Iguatemi Campinas promete repetir o sucesso obtido nas três oportunidades em que a série “Castelo Rá-Tim-Bum” foi retratada em exposições na capital paulista e no Rio de Janeiro, somando mais de 1,8 milhão de visitantes.

 
 
quarto nino
 
 

Em 2014, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promoveu a primeira mostra com o tema em São Paulo, atraindo cerca de 400 mil visitantes. Em 2015, foi a vez de os cariocas poderem apreciar a exposição, que levou 620 mil pessoas ao Centro Cultural Banco do Brasil. Em seguida, em 2017, ela voltou à capital paulista, agora no Memorial da América Latina, batendo recorde de público com mais de 800 mil visitantes, além de ser eleita por voto popular como o “melhor evento para crianças” pelo Guia da Folha de São Paulo.

A mostra “Castelo Rá-Tim-Bum” no Iguatemi Campinas é uma realização do shopping em parceria com a empresa cultural 21 Eventos e co-realização da TV Cultura.

 
 
 
Fotos: Divulgação