O Giovannetti Cambuí, em Campinas, reuniu, no último dia 13/03, imprensa e formadores de opinião para a apresentação de seu cardápio especial para a Copa do Mundo.

Como já é tradição, as unidades Giovannetti transmitirão os jogos. Todas as casas da rede de choperias receberão comunicação temática nas cores verde e amarelo e ganharão maior quantidade de televisores para a transmissão das partidas. Os estabelecimentos receberão faixas e bandeiras do Brasil além de painéis e banners.

 
 

DSC00160
 
 

DSC00153
 
 

DSC00151
 
 

Cardápio

 
 

A equipe de nutricionistas do Giovannetti elaborou um cardápio especial em referência a alguns dos países das seleções cabeças de chave dos grupos da competição. O Brasil foi homenageado com duas criações com as cores da bandeira do País, verde e amarelo, a porção Canarinho, que leva petit gateau de mandioca ao molho de catupiry e açafrão, servido com carne seca desfiada e com o coquetel Penta (Atomic Green), à base de vodca, Blue Curaçao e suco de laranja.

 
 

DSC00159
 
 

DSC00155
 
 

 

Entre os pratos elaborados para os demais países destacam-se a Croqueta de Jámon, croquetes de presunto Parma, servidos com limão siciliano, receita alusiva à seleção da Espanha, e o Lanche do Porto, que leva bacalhau desfiado, azeitonas verdes, tomate, queijo prato e requeijão cremoso (opcional) foi a escolha em reconhecimento à seleção de Portugal.

 
 

DSC00146
 
 

DSC00145
 
 

Para a Itália foi desenvolvida a salada Tricolore, com tomates cereja, mini mozarelas de búfala e manjericão com molho pesto e, para a Alemanha, o Quarteto de Berlim, à base das linguiças cervela (carne bovina com alho), wisswurst (carne de vitela e suína com salsa), schublig (carne suína, levemente defumada) com batata aperitivo em conserva, acompanhadas de molho de mostarda Dijon.

 
 

DSC00136
 
 

DSC00143
 
 

Já para o Japão foi criado o Samurai, espetinhos de camarão empanados com provolone, acompanhados de molho teriaki. Os Estados Unidos foram lembrados com o lanche Yankes, à base de hambúrguer caseiro, pernil assado, cebola grelhada, queijo prato e tomate, no pão de hambúrguer e acompanhado de batatas fritas.

 
 

DSC00158
 
 

DSC00139
 
 

A Bélgica também mereceu um prato especial, a Canoa Belga, composta de batata frita em formato canoa, acompanhada dos molhos de: tomate seco, azeitonas pretas e alho.

 
 

DSC00147
 
 

Já entre os drinques e coquetéis a principal novidade está por conta do Sputnik (Electric Lemonade), em referência à Rússia, que leva Stolichnaya, blue curaçao, refrigerante de limão e suco de limão. O Eiffel (Jus D’Amour Barbara), composto de rum, licor de maraschino, suco de abacaxi, suco de morango e xarope de grenadine é uma menção à França e o Squadra (Aperol spritz), à base de Aperol, vinho seco, espumante e água com gás é uma alusão à Itália.
 
Os preços do cardápio especial variam de R$ 15,50 a R$ 18,90 para os coquetéis e entre R$ 24,50 e R$ 41,00 para os pratos.

 
 

DSC00156
 
 

Campanha:
 
 

A Campanha Torcida Giovannetti contará com ações promocionais como a realização de bolões e brincadeiras nas casas Cambuí e Parque D. Pedro, no intervalo dos jogos do Brasil. Foi criada uma camiseta especial que será usada pelos colaboradores do Giovannetti e camisetas temáticas também estarão à venda para os clientes.

Ações promocionais contemplarão as turmas mais animadas com brindes variados (copos, jogos de bolachas, camisetas, entre outros) e um fotógrafo contratado registrará o movimento para postar fotos em tempo real na página do Facebook do Giovannetti, onde constarão informações das ações desenvolvidas durante todo o período. O cão da raça São Bernardo, Beethoven, mascote do Giovannetti, circulará pelas casas nos horários dos jogos do Brasil, animando a todos.

Também farão parte da ambientação comemorativa bolachas de chope e copos estampados com a bandeira de diversos países. As peças poderão ser adquiridas pelo público na loja de suvenir das casas. O Grupo Giovannetti optou por disponibilizar brindes alusivos também a outros países tendo em vista o público diversificado que frequenta suas unidades (10% dos clientes são estrangeiros).

 
 

DSC00150
 
 

DSC00144
 
 

Para quem desejar assistir aos jogos do Brasil em suas unidades, o Giovannetti colocará à venda o Kit Torcida Giovannetti, que incluirá a camiseta temática e itens de alimentos de bebidas a definir. Haverá, ainda, os Combos Giovannetti, com preços exclusivos para os dias e horários dos jogos.

Uma promoção exclusiva para o período da Copa foi desenvolvida também para o serviço Giovannetti Eventos. Durante os jogos, os clientes que optarem por contratar o serviço, realizado em domicílio com infraestrutura, cardápio e mão de obra padrão Giovannetti, ganharão uma hora de serviço gratuita, além das quatro horas usuais.

 
 

Traslado

 
 

A expectativa da direção do Grupo é de um aumento de movimento em torno de 20% nas casas entre maio e julho de 2014, devido ao grande volume de turistas na cidade e ao fato de o Giovannetti já manter um veículo próprio (van com 14 lugares disponíveis) para transportar hóspedes de hotéis da cidade até as suas unidades. Durante a Copa o período do serviço de traslado Expresso do Chopp – que hoje atende a cerca de 20 hotéis – será ampliado para suprir à demanda e o atendimento será realizado mediante agendamento prévio e grupos de no mínimo seis pessoas no mesmo local. O Expresso estará à disposição nos horários dos jogos para as unidades Cambuí e Rosário.

O Grupo Giovannetti já conta em seu quadro de colaboradores com garçons bilíngues (inglês, espanhol) e todas as unidades Rosário, Cambuí e D. Pedro dispõem de cardápios bilíngues (inglês).

 
 

DSC00140
 
 

Institucional

 
 

Poucos são os bares cuja trajetória se entrelaça à história de uma cidade e de sua população.  O Giovannetti, em Campinas, interior de São Paulo, é um exemplo deste seleto grupo de estabelecimentos sólidos. Fundado em maio de 1937, este “senhor” mantém-se jovem e moderno sem perder suas características originais de botequim familiar onde os quitutes conservam o mesmo sabor caseiro dos tempos de sua fundação e o chope continua com a mesma cremosidade, sabor e temperatura ideais.

Foi pelas mãos do imigrante italiano Enrico Giovannetti e sua esposa Dona Helena (ambos falecidos), que nasceu, à Rua General Osório, em frente ao Largo do Rosário, o primeiro bar e choperia da marca, hoje, uma potência com outras duas unidades na cidade e também detentora das marcas Orly Panificadora e Barbacoa Campinas.

Enrico trabalhava numa fábrica de cerveja chamada Cabeça de Cavalo, na região central da cidade. Quando o dono da fábrica faleceu Enrico conheceu a viúva, Helena, com quem veio a se casar e, posteriormente, abrir o bar.

 
 

DSC00141
 
 

Toda a família participava da rotina do Giovannetti de alguma forma. Enrico, com sua experiência no ramo de cerveja sugeriu a um revendedor que aumentasse o comprimento da serpentina para gelar ainda mais a bebida. Dona Helena, exímia cozinheira, preparava os salgados em casa e os levava ao estabelecimento em cestas. Naqueles tempos ela era a única mulher a entrar no bar.

Após o falecimento de Enrico e Dona Helena a família optou por vender o estabelecimento para um garçom da casa. Posteriormente, outros cinco proprietários sucederam-se, mas, a expansão da marca com a abertura de novas unidades teve início em 1981, com a aquisição do bar pelos atuais proprietários (Grupo 15).

 
 

Cardápio
 
 

Ponto de encontro de intelectuais, artistas, boêmios e políticos de Campinas, que ali se reuniam para discutir assuntos relevantes para a cidade ou, simplesmente, reencontrar os amigos, o Giovannetti mantém até hoje o esmero no preparo das receitas e a qualidade do chope, tirado por “mestres” nessa arte. Atualmente são consumidos, em média, 40 mil litros da bebida nas casas do Grupo.

Os tira-gostos conhecidos pelos nomes curiosos de rolha (croquete), envelope (pastel), milionário (quibe), portuga (bolinho de bacalhau) e Marta Rocha ou Penosa (coxinha de galinha) são as vedetes do cardápio, a qualquer hora do dia ou da noite, assim como já ocorria nos tempos de Enrico e Dona Helena.

 
 

DSC00154
 
 

O Giovannetti lançou moda. Foi ali que nasceu o corte de sanduíches boca de anjo. Quem teve a ideia, nos anos 1960, foi o então lancheiro da casa, de apelido Moleza. À época as mulheres começavam a frequentar o bar e, como eram mais delicadas ao comer, ele resolveu cortar o pão francês em oito pequenas partes iguais.

Das mãos de Moleza saiu também o Psicodélico, mais famoso sanduíche do Giovannetti, criado a partir de pontas das peças de frios que não eram fatiadas. A receita foi alterada com o passar dos anos e ganhou novos ingredientes, mas, seu sabor irresistível permanece até os dias atuais. Outras iguarias somaram-se ao Psicodélico com o passar dos anos, como o Sharpp, o Casal 20 e o Moleza. Todos com sabores marcantes e histórias pitorescas.

 
 

Gestão e público
 
 

Se a tradição está presente nas receitas – cujos segredos são guardados a sete chaves – no modelo de gestão e de atendimento muita coisa mudou. Juntas, as três unidades Giovannetti recebem mais de 70 mil pessoas por mês. Para dar conta desse contingente com o mesmo padrão de excelência, a antiga comanda de papel foi substituída pelo moderno equipamento de comanda eletrônica capaz de reduzir em até 10 minutos o atendimento ao cliente.

A clientela do Giovannetti é constituída em sua maioria (70%) por pessoas de Campinas, sendo que 40% desse total são famílias. Moradores de cidades do Interior do Estado de São Paulo representam 20% do público das casas e 10% são estrangeiros.

No moderno modelo de gestão, a valorização dos colaboradores – cerca de 200 – está presente na forma de atividades de integração, eventos e palestras. As ações de responsabilidade social e ambiental, que norteiam as grandes corporações também fazem parte da política do Grupo.

 
 

DSC00148
 
 

Eventos como a Campanha do Psicodélico e a FeiGIOada Solidária, que visam arrecadar verba para entidades assistenciais de Campinas, são realizadas anualmente pela choperia. Na área de responsabilidade ambiental o Giovannetti adota medidas simples e eficazes como doar o óleo utilizado para uma empresa de reciclagem, utilizar iluminação com sensor de movimento, produtos biodegradáveis e torneiras dos lavatórios automáticas para evitar o desperdício da água.

 
 

Serviços
 
 

Como a comodidade da clientela sempre foi o foco principal do Giovannetti, o Grupo teve a iniciativa inédita, em 2002, de disponibilizar uma confortável van para transportar hóspedes de hotéis da cidade que desejassem passar horas agradáveis em qualquer de suas unidades. O serviço, batizado Expresso do Chope, ganhou impulso com o crescimento do setor hoteleiro da cidade e é realizado com muito sucesso até os dias atuais.

E, se o cliente não vai ao Giovannetti o Giovannetti vai até ele, seja por meio do serviço de delivery, seja pelo Giovannetti Eventos, criado para transportar para outros locais todo o conceito de uma unidade da marca. O serviço, criado em 2006, tem abrangência em todo o Estado de São Paulo e sul de Minas.

 
 

DSC00167

 
 

A infraestrutura oferecida inclui chopeira de gelo (um dos mais conhecidos símbolos do Giovannetti), forno elétrico, fritadeira, copos, bolachas para copo de chope, porta-guardanapos, bandejas e pratos para lanches. A equipe é formada por garçons bilíngues, lancheiros, chopeiros e auxiliares de cozinha – devidamente uniformizados e treinados. Os detalhes na ambientação, atendimento e no operacional são calculados para que o dono da festa não tenha nenhum tipo de preocupação antes, durante ou depois do evento.

De acordo com Wagner Bordin, gerente do Grupo Giovannetti, o estilo de vanguarda da marca, responsável por lançar tendências, torna-a um exemplo de sucesso e é motivo de orgulho. “Quando nos deparamos com métodos e produtos parecidos com os nossos ficamos honrados, pois enxergamos nisso uma homenagem”, afirma ele.

 
 

Unidade Rosário

 
 

O prédio da unidade mais antiga e tradicional do Grupo tem três andares. O salão no piso inferior tem um convidativo balcão, além de peças de frios penduradas no teto que remetem à decoração Art Decó, típica dos botequins dos anos 30. Os famosos petiscos são produzidos nos andares superiores, que também são utilizados para o setor administrativo. Mas o cardápio vai além dos saborosos aperitivos. A casa oferece almoço executivo diariamente, das 11h às 15h.

 
 

Unidade Cambuí
 
 

Um imponente imóvel à Rua Padre Vieira, no bairro Cambuí, de 1.700 metros quadrados, abriga desde 1997 a maior unidade Giovannetti. A edificação com mais de 150 anos é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) e foi totalmente repaginado pelo Grupo. Mesas dispostas em um salão de oito metros de pé direito, sacadas, varandas e áreas ao ar livre que acomodam até 700 pessoas. Quem passa por lá na hora do almoço tem como opção buffets de saladas e sushis, pratos quentes, estação de massas e sobremesas, além do sushi bar, exclusivamente aos finais de semana, para aqueles que apreciam a culinária oriental. Fora isso, todos os tradicionais lanches e porções também podem servir de companhia enquanto os clientes admiram os vitrais e as características arquitetônicas do lugar.

 
 

Unidade Parque D. Pedro
 
 

Inaugurada em 2002 no Parque D. Pedro Shopping, a casa apresenta toques contemporâneos. Com 600 metros quadrados, o espaço abriga confortavelmente 400 pessoas. No salão, o mobiliário moderno que incluiu luminárias coloridas se mistura a antiguidades tais como máquinas de moer café, chaleiras de ferro, máquinas de escrever e outras. Uma grande área coberta com vista para o shopping e uma outra ao ar livre com um belo projeto paisagístico são convites para um chopinho gelado. No almoço os clientes podem optar pelos buffets de massas caseiras ou de sushis. Ou, se preferirem, podem escolher uma das duas sugestões de pratos do dia, servidas à la carte. Ambas as opções incluem buffet de saladas.

 
 

Mascote e loja
 
 

Como inovar é a palavra de ordem do Grupo Giovannetti, as casas oferecem como diferencial uma loja de suvenires. São copos, camisetas, chaveiros, canecas, bonés e outros artigos alusivos à marca e ao cão da raça São Bernardo, Beethoven, mascote das choperias. Dócil e adestrado, o cachorro faz visitas às unidades e brinca com as crianças encantando a todos.

 
 

Marcas agregadas
 
 

Uma das panificadoras mais tradicionais de Campinas, a Orly, fundada em 1967, é administrada desde 1997 pelo Grupo Giovannetti. Localizada na esquina das ruas Barão de Jaguara e Tomás Alves, no centro da cidade, a padaria – cujo nome remete ao aeroporto francês de Orly, onde teria surgido o famoso pãozinho na chapa – atende a um público fiel.

Os pães, doces e salgados produzidos de forma artesanal têm receitas passadas durante gerações e que se perpetuam nas mãos de habilidosos padeiros e confeiteiros.

O Barbacoa Campinas, instalado desde 2002 no Parque D. Pedro Shopping é considerado um dos melhores restaurantes de carnes nobres da cidade. O diferencial da casa, pertencente ao Grupo Giovannetti é o modo de preparo – inspirado nas grelhas de madeira verde onde os índios Arawak assavam a caça. O estabelecimento oferece mais de 15 cortes exclusivos de carne, além de um bufê de saladas com mais de 40 opções e adega climatizada com aproximadamente 600 rótulos nacionais e importados.

 
 

Endereços:
 
 

Giovannetti Rosário : Rua General Osório, 1059, Centro, Campinas, SP Telefone: (19) 3231.2830 Horário de funcionamento: todos os dias das 08h até o último cliente

 

Giovannetti Cambuí : Rua Padre Vieira, 1277, Cambuí. Campinas, SP Telefone: (19) 3234.9510 Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h até o último cliente

 

Giovannetti Parque D. Pedro : Avenida Guilherme Campos, 500, Parque D. Pedro Shopping – Entrada das Águas, Campinas, SP Telefone: (19) 3209.1641 Horário de funcionamento: todos os dias das 10h até o último cliente

 
 
 

Fotos: Em Destaque Na Cidade