O Senac Campinas promove, em 4 e 5 de dezembro, das 9 às 19h, a Feira de Empresas e Artesãos da Reciclagem e Reutilização, que tem o objetivo de incentivar e divulgar os trabalhos realizados com materiais reciclados ou reutilizados. 

O evento é promovido pelo comitê responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental da unidade e a Área de Desenvolvimento Social, que organiza atividades que colocam em prática o compromisso do Senac com o meio ambiente. “A ideia é divulgar tudo que é possível fazer com os resíduos que diariamente vão para o lixo; são produtos que podem ser vendidos e propiciam geração de renda, além de diminuir os impactos do descarte de resíduos no meio ambiente”, afirma Helena de Souza, docente da área de meio ambiente e da equipe responsável pelo evento do Senac Campinas. 

Serão oferecidas, gratuitamente, oficinas como reutilização de filtro de café para fazer marcador de página, reutilização de papel para fazer porta lápis, reutilização de PET para produzir luminárias e guirlanda natalina e o furoshiki, técnica que ensina a produzir sacolas recicláveis, a partir de restos de tecidos. “Com essas oficinas, vamos mostrar para a comunidade como os resíduos se transformam em produtos de utilização diária”, diz Helena. 
Entre os expositores haverá autônomos, alunos e ex-alunos da unidade e indústrias como a Tetra Pak. Terá também a participação de cooperativas como o Grupo Arte Costura e Cooper Art Camp, que fazem produtos confeccionados a partir de uniformes usados. 
O evento contará com trabalhos de reutilização com tecidos, plásticos, vidros, madeira, azulejos, banner, entre outros. Os visitantes poderão ter acesso também às bambucicletas, que são bicicletas de bambu, criadas pelo designer carioca Flávio Deslandes, e também conhecerão o grupo de artesãs da cidade de Holambra, Arte de Criar, que se dedica à confecção de peças artesanais utilizando como matéria-prima o bagaço de cana. 

 Programação:

 4 de dezembro: 
 9 e 14 horas – Oficina de reutilização de filtro de café 
10h30/16 e 20 horas – Oficina de reutilização de PET 
 5 de dezembro: 
 9 e 14 horas – Oficina de reutilização de papel 
15 e 19 horas – Oficina de Furoshiki – sacolas alternativas 
Palestra: 5 de dezembro, às 10 horas – Criança, a alma do negócio. Reflexão sobre a influência da publicidade dirigida ao público infantil, com Ekaterine karageorgiadis, do Instituto Alana. 
 Apresentação musical: 4 e 5 de dezembro durante os intervalos – Hang Drum, com Fhelipe Agnelli 

As atividades são gratuitas e acontecem no Pátio do Senac Campinas. Informações: (19) 2117-0600 Endereço: Rua Sacramento, nº 490 – Centro.
Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta