Letícia Zuppi
 
 

A nova empreitada começou por acaso. Foi quando o designer de produtos José Lopes resolveu produzir uma cadeira que diminuísse o incômodo da esposa, Carolina Sanches, em ter que se desfazer de uma peça que era de seu avô e que para ela tinha um valor afetivo muito grande. O novo objeto era uma versão ergonomicamente melhorada da antiga cadeira e ainda, visualmente, remetia ao passado, que tantas lembranças boas trazia à aquela família.

E daquela cadeira surgiram outras…e também o armário da casa de Zé e Carol (como são carinhosamente chamados). E foram construídos ainda o carrinho de bonecas das filhas, o banquinho para o quarto… E assim tudo foi tomando forma.

 
 
IMG_20190612_140341_4399
 
 

Percebendo que as crianças – Cecília, de 6 anos e Clarice, de 4 anos – gostavam de brincar no chão, Zé desenvolveu uma mesinha infantil, que cairia não apenas no gosto da prole e da família, mas que seria uma peça única também para outros consumidores, ou outras famílias, como eles preferem dizer.

A ideia despretensiosa de levar a outras pessoas algo que tinha dado certo para eles, ganhou nome: Família de Madeira. E com a mesinha, nomeada Mesa Pik, foi dado o pontapé inicial para as vendas online dos produtos criados por Zé.

 
 
IMG_20190612_140014_859
 
 

A Mesa Pik – nome que remete à filosofia de Emmi Pikler – resgata o instinto natural das crianças de brincarem no chão, tendo sido pensada justamente pela ótica dos pequenos, com benefícios ergonômicos à coluna e colaborando para o fluxo criativo e a motricidade livre.

A peça traz como diferenciais seu design exclusivo, feito à mão e é composta por madeira maciça e materiais escolhidos criteriosamente pela Família de Madeira. O tampo da mesa é feito de pinus, por ser uma madeira mais leve, mais fácil para as crianças carregarem. Já os pés são feitos de garapeira, uma madeira mais resistente e estável, que neste uso suporta até mesmo o peso de um adulto. Para completar a criação, o tampo da mesinha também pode ser utilizado como lousa, sendo uma convite a desenhar, brincar, estudar e também fazer as refeições. Para a segurança das crianças, as bordas são arredondadas e duplamente lixadas.

 
 
IMG-20190608-WA0021
 
 

Além das características de sua composição, a montagem da peça é outro item que encanta quem adquire o produto, pois basta encaixar os pés e fixá-los com cola branca – que vai com o produto, é atóxica e sem cheiro – para a diversão começar. Para que o comprador não tenha qualquer dúvida, o manual da mesa explica todo o passo-a-passo. A mesa pode ser montada facilmente e rapidamente e depois é só aguardar o tempo de secagem da cola, um período máximo de 24h.

 
 
IMG_20190629_163102_911
 
 

IMG_20190628_080225_347

 
 

Como o próprio nome sugere, a Família de Madeira chega às casas brasileiras trazendo a sua essência, de família comum, com princípios que priorizam o valor afetivo dos objetos, o vínculo com a natureza, a infância com memórias, e produtos advindos da sua própria experiência de família com filhos.

Além da Mesa Pik, a Família de Madeira traz em breve para venda a Mesa Gafanhoto e o Banco Torre, outros produtos inspirados em seu dia-a-dia. Para adquirir a Mesa Pik e saber sobre as novas criações e vendas da família, basta acessar o link, www.elo7.com.br/familiademadeira e acompanhar as redes sociais de Zé e Carol, no Instagram (@familiademadeira) e no Facebook (Família de Madeira). O e-mail para contato é familiademadeira@gmail.com

 
 
Fotos: Grace Villas Boas