Teve abertura à imprensa e convidados, no último dia 12/02, a Exposição Maravilhas – Simone Kestelman, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. A mostra, sensorial, possui audiodescrição gravada para atender aos deficientes visuais. É composta por esculturas em vidro inspiradas em belos pontos turísticos brasileiros. Toques, texturas, imaginação e sensações são elementos que transportam o espectador para uma dimensão em que se pode tocar o intocável.
 
 

DSC03697
 
 

DSC03655-001
 
 

DSC03700
 
 

A exposição acontece com entrada franca até 26/02, de segunda a sábado, das 10 às 22h e domingos e feriados, das 12 às 20h, na Entrada das Pedras.

 
 

   DSC03653

 
 

 DSC03679

 
 

DSC03672

 
 

Confira as obras:

 
 

Pão de Açúcar

*Inspiração: O morro do Pão de Açúcar é uma formação rochosa situada na cidade do Rio de Janeiro e considerado um dos principais pontos turísticos da cidade. Tem mais de 390 metros de altura e estima-se que tenha sido formado pelo choque entre os continentes sul-americano e africano há mais de 600 milhões de anos.

Obra: A escultura foi inspirada em uma tarde de sol no Pão de Açúcar, confeccionada utilizando-se 360 tiras de vidro recortadas, fundidas e manipuladas no forno.

 
 

DSC03675

 
 
 

Memorial Roberto Silveira

*Inspiração: Memorial Roberto Silveira é uma das construções do Caminho Niemeyer, complexo cultural municipal de Niterói, Rio de Janeiro.

O prédio abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados da cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira.

Obra: Escultura confeccionada utilizando-se quatro lâminas de vidro branco que foram fundidas, manipuladas no forno e recortadas. O branco recebe a mesma textura para a identificação da cor. A rampa de acesso foi construída a partir de um bloco de vidro recortado e texturizado.

 
 

DSC03656

 
 
 

Lençóis Maranhenses

*Inspiração: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. Um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais formadas por raro fenômeno geológico que garante aos Lençóis paisagens inigualáveis. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando as mais belas paisagens.

Obra: Confeccionada em tons de turquesa e branco, essa escultura representa a beleza das águas e das dunas. Foram utilizadas 10 lâminas de vidro recortadas, fundidas e impressas em forma de relevo.

 
 

DSC03646

 
 
 

Palácio da Alvorada

*Inspiração: Construído em Brasília, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente da República. Situam-se as margens do lago Paranoá e foi o primeiro edifício a ser inaugurado na capital nacional.

Obra: Escultura confeccionada em tons de verde inspirada na noite. Foram utilizadas 10 lâminas de vidro recortadas, fundidas e impressas em forma de relevo.

 
 

DSC03638

 
 
 

MASP

*Inspiração: O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido como MASP) foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. A instituição foi fundada por iniciativa de Assis Chateaubriand em 1947, é particular, mas não tem fins lucrativos. Ao longo de sua história, notabilizou-se por uma série de iniciativas importantes no campo da museologia e da formação artística, bem como por sua forte atuação didática. Foi também um dos primeiros espaços museológicos do continente a atuar com perfil de centro cultural, bem como o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial.

Obra: A escultura foi criada e confeccionada usando pilares de madeira laqueada e os blocos de vidro foram construídos utilizando-se 410 tiras de vidro recortadas, fundidas em forno e texturizadas.

 
 

DSC03691

 
 
 

Teatro Popular de Niterói

*Inspiração: O Teatro Popular de Niterói fica na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O teatro também integra o Caminho de Niemeyer, junto ao Museu de Arte Contemporânea e compõe um complexo cultural e turístico da cidade projetado por Oscar Niemeyer na orla entre a zona sul e o centro, sendo o maior conjunto arquitetônico em construção nas Américas.

Obra: Escultura confeccionada utilizando-se as cores da obra original, branco, vermelho e amarelo. A acessibilidade para as cores se da através da diferenciação das texturas aplicadas. Foram trabalhadas lâminas fundidas e recortadas que receberam aplicação em relevo e texturas. A escultura foi manipulada no forno para tomar a forma sinuosa.

 
 

DSC03665

 
 
 

Igreja da Pampulha

*Inspiração: A Igreja São Francisco de Assis da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, é também um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com cálculo estrutural de Joaquim Cardozo. O prédio foi inaugurado em 1947 e é considerado uma obra-prima do conjunto Arquitetônico da Pampulha. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.

Obra: A escultura inspirada na Pampulha foi à última obra do conjunto e a peça que demandou maior conhecimento técnico e experimentos do conjunto. As cores escolhidas foram inspiradas na paisagem, recortadas em tiras, montadas e queimadas em diferentes composições. Posteriormente recortadas, desencontradas e requeimadas para trazer a composição de pixel, que além da obra em si sugerem uma nova fase da artista.

 
 

DSC03667

 
 
 

Copan

*Inspiração: Um dos mais importantes e emblemáticos edifícios de São Paulo, bastante conhecido por sua geometria sinuosa que lembra uma onda e por números superlativos: têm 115 metros de altura, 35 andares (incluindo três comerciais), além de dois subsolos, e cerca de dois mil residentes. É considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1 160 apartamentos distribuídos em seis blocos, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina. A área comercial no térreo possui 72 lojas e um cinema, o antigo Cine Copan, que funcionou até 1986. Projeto de Oscar Niemeyer.

Obra: Escultura confeccionada em tons que variam do branco ao bege. Foram utilizadas aproximadamente 4900 lâminas de vidro recortadas, fundidas e manipuladas na forma sinuosa do prédio. A acessibilidade foi feita através de texturas que permitem o observador identificar os andares e os blocos para assim terem uma dimensão da grandiosidade da obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

 
 

DSC03681

 
 
 

OCA

*Inspiração: O Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, conhecido popularmente como OCA, é um pavilhão de exposições localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Também projetado por Oscar Niemeyer para compor o conjunto arquitetônico do Parque, a OCA abriga grandes exposições.

Obra: Para a criação da escultura a artista utilizou quatro lâminas de vidro branco e uma de vidro creme na parte interna. As partes foram fundidas, manipuladas no forno e recortadas, foram feitos buracos para sugerir as inúmeras janelas do prédio. O branco recebe a mesma textura para a identificação da cor.

 
 

DSC03643

 
 
 

Museu Oscar Niemeyer

*Inspiração: Localizado em Curitiba é um verdadeiro exemplo da arquitetura aliada a arte. O primeiro prédio foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, em 2002 foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho. É conhecido localmente como Museu do Olho, devido ao design de seu edifício, muito embora a inspiração seja a da árvore-símbolo do Paraná, o pinheiro-do-paraná (Araucária Angustifolia).

Obra: Para a confecção dessa escultura foi utilizados um bloco de vidro com 70 lâminas fundidas e posteriormente esculpidas. A base da escultura foi realizada da mesma forma e acoplada ao “olho”.

 
 

DSC03640

 
 
 

Auditório do Ibirapuera

*Inspiração: O auditório completa o grupo de edifícios no Parque Ibirapuera, concebido originalmente pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1950. O prédio é composto de um bloco único, que em planta tem a forma de um trapézio e, em corte, a forma de um triângulo. Como os outros do parque, o auditório é inteiramente branco, composto de concreto armado e pintura impermeabilizante na cor branca. Uma marquise, executada em metal pintado de vermelho, cobre o acesso principal e devido à sua forma e cor dá identidade ao prédio, caracterizando-o e o diferenciando dos demais. Por este motivo, o elemento foi transformado em logomarca do auditório e batizado oficialmente de “Labareda”.

Obra: Escultura inspirada na “Labareda” e confeccionada em vidro vermelho. Foram usadas diversas lâminas de vidro em cascata, fundidas e posteriormente manipuladas no forno.

 
 

DSC03670

 
 

DSC03692
 
 

*textos inspiração : fonte Wikipédia

Fotos: Em Destaque Na Cidade