Letícia Zuppi

 
 

Registrar momentos importantes e especiais na vida de uma família é uma grande responsabilidade. Requer olhar atento para captar o melhor ângulo, a melhor expressão, sem perder a naturalidade presente em um sentimento sincero e até mesmo em um chorinho de recém-nascido. E é esta dedicação que move o estúdio fotográfico Acalanto, localizado no Jardim Proença, em Campinas, e que vem sendo cada vez mais procurado por clientes em busca de eternizar momentos importantes de sua trajetória.

No comando da empresa está Denis Camargo e sua paixão pela fotografia não surgiu por acaso. Os pais e um tio de Denis sempre gostaram de fotos e foi a mãe que o presenteou com a sua primeira câmera, aos 8 anos de idade. A identificação com o novo universo foi tanta, que Denis tem até uma tatuagem de uma máquina fotográfica da década de 1970 no braço.

O que era inicialmente um hobby, tornou-se uma atividade profissional quando ele, que trabalhava na área do curso de sua graduação – Análise de Sistemas – decidiu largar o mundo corporativo para dedicar-se a um trabalho próprio, como fotógrafo. “Fiz cursos de fotografia e montei o estúdio primeiramente com outro nome e posteriormente ele foi se caracterizando em especial por fotografias de família”, conta Denis.

 
 

ac1
ac11
 
 

O nome “Acalanto” surgiu desta proposta, do cuidar e acalentar, que caminha de mãos dadas com o universo das familias, que Denis adora retratar. E sob seus cuidados estão ensaios de gestantes, famílias, recém-nascidos, infantis, aniversários, batizados, entre outros.

O ensaio de gestantes é realizado entre 27 e 32 semanas de gravidez. Para Denis, este é o período ideal. “A ideia é evitar o cansaço e indisposição da mãe ou algum inchaço que possa ocorrer deste período em diante. A barriga já vai ter crescido bastante e a mãe se sente mais disposta e mais bonita”, diz. A duração é de uma hora e meia a duas, imortalizando esta fase tão bonita e especial da vida dos futuros papais. Para um melhor resultado, Denis orienta as peças de roupas a ser levadas no dia, maquiagem e cabelo, para que tudo fique natural, atemporal e de muito bom gosto.

 
 
ac3
 
 
ac9
 
 
ac6
 
 
ac7
 
 

Para as grávidas que desejam fazer um acompanhamento fotográfico da gestação registrando o crescimento da barriga, ele pode ser realizado em estúdio, sendo também uma boa lembrança deste período da maternidade.

O ensaio newborn, de recém-nascidos, um dos mais procurados na Acalanto, é o mais delicado e cuidadoso. A duração é mais extensa, de três a quatro horas, o que garante uma sessão tranquila para os bebês de 10 a 15 dias de vida. “O período facilita que estejam mais sonolentos e calmos, sendo que há uma sala reservada e preparada especialmente para este fim”, diz Denis. Ele explica como o ambiente é preparado para o ensaio. “A temperatura do local das fotos fica em 28 a 29 graus e a sessão é a quatro mãos, pois é necessário mais uma pessoa da equipe para dar suporte para posicionar os bebês”, conta. Além disso, todo o cronograma do bebê é respeitado, com atenção aos intervalos para alimentação e trocas de fralda. “Respeitamos a rotina do bebê, parando para as mamadas, sem pressa, esperando ele dormir, ou seja, respeitando o ritmo dele”, enfatiza. O resultado são fotos para encher de orgulho as mamães, papais e todo o restante da família.

 
 
ac2
 
 
ac8
 
 
ac10
 
 
ac4

 
 
ac5
 
 

Conforme as crianças vão crescendo, é feito no estúdio Acalanto o chamado “ensaio de acompanhamento”, que os pais também adoram, por registrar as evoluções dos filhos em cada fase. “Ele pode ser feito com crianças de até um ano ou mais, como dois, três anos. Isto me dá a possibilidade de acompanhar o crescimento delas. No primeiro ano o crescimento é mais rápido e visível e pode ser feito mensalmente ou a cada três meses, registrando marcos mais específicos do crescimento”, explica Denis.

 
 

ac15

 
 
ac16

 
 

ac19

 
 

Quando completam um ano, as crianças podem realizar um ensaio que tem feito a cabeça dos pais: o smash the cake, cuja imprevisibilidade lhe dá o toque de surpresa e emoção. A ideia da sessão é ser justamente uma caixinha de surpresas, com um bolo pequeno feito especialmente para o ensaio, deixando a criança conhecer e se lambuzar de chantili. “Este é normalmente o primeiro contato que a criança tem com o doce e com a textura. O resultado e’ imprevisível e muito divertido”, conta Denis. O fotógrafo explica que caso os pais preferiram não utilizar bolo – por ser doce – é possível utilizar frutas. “Usamos melancia e outras frutas com as quais a criança esteja acostumada. O importante é a brincadeira e as descobertas”, diz.

 
 
ac21
 
 
ac18
 
 

As crianças mais velhas também podem realizar um ensaio infantil, que pode ser temático, deixando documentados muitos risos, sonhos e emoções. Uma lembrança especial desta fase feliz que é a da infância.

 
 

ac14
 
 
ac13
 
 

Por fim, o ensaio família realizado na Acalanto tem por objetivo a naturalidade. Por isso mesmo a indicação é que seja externo, quando pai, mãe e filhos podem aproveitar a oportunidade para unir fotos e diversão. “No ambiente externo os pequenos ficam à vontade, fotografando e brincando e a sessão acaba sendo mais lúdica para eles”, diz Denis.

 
 
ac20

 
 
ac17
 
 

E qual deve ser a sensação de ser o responsável por fazer com que tantos momentos especiais de uma vida não sejam jamais esquecidos através da fotografia? Denis responde: “A melhor parte do meu trabalho é imaginar as crianças que fotografo mais velhas vendo este material um dia, é emocionante! Gosto muito de criar este vínculo com as famílias e de poder acompanhar a sua evolução”, conclui.

 
 

O Estúdio Acalanto localiza-se à Av. Dr. Arlindo Joaquim de Lemos, 1000 – Proença, Campinas – SP

F: (19) 3291-9593
E-mail: contato@estudioacalanto.com.br
Site: www.estudioacalanto.com.br
 
 
Fotos: Estúdio Acalanto