Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) é destaque na Praia do Forte -BA

 

 

Em sua passagem pela Bahia, Em Destaque na Cidade visitou o renomado Projeto Tamar, na Praia do Forte. Saiba mais sobre este interessante projeto ecológico.

 

O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que posteriormente se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. O projeto é uma das mais bem sucedidas experiências já realizadas para a conservação da vida marinha.

Muitas pessoas não imaginam, mas as tartarugas marinhas enfrentam grandes percalços para sobreviver em mar aberto. Entre as principais ameaças estão os predadores naturais e ações humanas, como pesca incidental, destruição do habitat para desova – devido a ocupação desordenada do litoral – poluição dos oceanos e aquecimento global.

 

O Projeto Tamar trabalha com a pesquisa, a conservação e o manejo das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e estão ameaçadas de extinção. Além disso atua para a conservação dos ecossistemas marinho e costeiro, promove a educação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

 

O projeto protege cerca de 1.100km de praias através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas, nos Estados brasileiros de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
Anualmente, o Projeto Tamar protege e monitora cerca de 20 mil desovas, com 900 mil filhotes liberados ao mar. Com a 30ª temporada de reprodução 2009/2010, o projeto está atingindo a marca de cerca de 10 milhões de filhotes nascidos sob a sua proteção.

Ler a 2ª parte da matéria

Fotos: Em Destaque na Cidade
Fonte de apoio: Site do Projeto Tamar
Agradecimento: Claudia Leite – Projeto Tamar

Deixe uma resposta