Letícia Zuppi

 
 

As atrizes Denise Fraga e Claudia Mello participaram, no último dia 06/02, de uma coletiva de imprensa sobre a peça “Chorinho”, com apresentações no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas nos dias 07, 08 e 09/02. A realização é da Teatro GT e do Oba Hortifruti.

 
 

DSC09797
 
 

O espetáculo é escrito e dirigido por Fauzi Arap – falecido em dezembro de 2013 – e as atrizes lembram com muito carinho do profissional e amigo. “Fauzi é um mestre. Foi um grande ator, diretor e dramaturgo”, disse Denise Fraga.

A peça conta a história de duas mulheres diferentes – uma mendiga e uma senhora solitária – que constroem, aos poucos, uma amizade inesperada. A moradora da praça e a mulher travam diálogos em que o humor e a emoção estão sempre presentes, fazendo com que o espectador mergulhe neste universo e se questione.

 
 

CHORINHO 2 - DNG
 
 

Para Denise Fraga, falar do ser humano é umas das especialidades de Fauzi Arap. “Poder levar o texto do Fauzi é muito bom. Esta não é uma peça qualquer, fala do trato humano, das dificuldades de convívio, sobre como estamos nos isolando e nos defendendo do outro”, contou.

 
 

DSC09804
 
 

Claudia Mello lembrou outra característica importante do texto de Arap. “Todo texto dele tem um lado filosófico”, disse. Denise Fraga completou: “ele consegue comunicabilidade para assuntos complexos e busca decifrar a imperfeição humana”, colocou.

 
 

DSC09802
 
 

Denise Fraga se recordou da identificação que sentiu com o texto da peça e o prazer em encená-la e destacou que a falta de cenário da montagem em nada dificulta o envolvimento da plateia. “Tudo o que eu queria dizer estava ali e o texto fala de coisas profundas com humor. Com isso percebi o poder que a palavra tem no teatro. Em uma cidade em que chegamos com a peça no início, vimos aquele teatro enorme onde iríamos nos apresentar e eu e a Claudia Mello no sentimos tão pequenas ali. Porém a casa lotou e isso nos deu muita força, foi emocionante. Este aqui e agora do teatro é maior do que qualquer cenário”, disse.

 
 

DSC09798
 
 

DSC09835
 
 

“Chorinho”

 
 

Chorinho – que teve prêmio APCA de Melhor Autor em 2007 – celebra o reencontro de Denise Fraga, Fauzi Arap e Cláudia Mello.

Denise foi dirigida por Fauzi em “A Quarta Estação” em 1995. Cláudia Melo foi dirigida por Fauzi em “Adorável Desgraçada” em 1993. Denise e Cláudia dividiram palco e camarim em “A Alma Boa de Setsuan” (2008-2010) e não paravam de falar sobre Fauzi. O desejo de estarem juntos se concretiza agora com o espetáculo.

 
 

DSC09821
 
 

Fauzi Arap divide a direção com Marcos Loureiro (Hotel Lancaster, Delicadeza, La Musica).

O espetáculo acontece na sexta e no sábado, às 21h e no domingo, às 19h. O valores são: inteira R$ 70,00 e meia-entrada R$ 35,00

 
 

DSC09833
 
 

Fotos: Letícia Zuppi e João Caldas