Em coletiva à imprensa que aconteceu no último dia 21 de março, os colaboradores e diretores do Centro Corsini comunicaram as novas diretrizes após o falecimento da Dra. Silvia Bellucci. 

Participaram da coletiva o presidente do Centro, Luis Roberto Antunes, o médico responsável, Christian Höfling, o empresário Carlos Corsini – filho do médico Dr. Antônio Carlos Corsini e também colaborador do espaço – Mariana Bellucci – filha da Dra. Silvia e colaboradora – a assistente social Rita Penedo e a assistente do departamento financeiro do Centro, Flawers Aguiar. A assessora de imprensa Tábata Boccato, da TGB Comunicação, coordenou o evento.

Luis Antunes
Referência nacional e internacional na área que atua, o Centro Corsini é o principal centro de atendimento para portadores de HIV. 
Fundado pela Dra. Silvia B. B. Bellucci, o Centro atualmente tem mais de 7.000 cadastrados e realiza cerca de 11.000 atendimentos por ano, através de exames diagnósticos, atendimento multidisciplinar e de ações para o fortalecimento individual e familiar visando à inclusão social e o atendimento aos portadores de HIV e demais patologias.
No período de dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, o Centro atendeu 1049 pacientes, sendo que no mesmo período foi registrado somente um novo caso de HIV. Atualmente o Centro Corsini acolhe, através da UAI – Unidade de Apoio Infantil – 21 crianças e conta com uma equipe de 27 profissionais para atendê-las.

Dr. Christian Hofling e Rita Penedo
Os membros da diretoria apresentaram os projetos futuros do Corsini para 2013. “Após o falecimento da Dra. Silvia muitos pacientes e colaboradores ficaram com medo do Centro não dar continuidade aos seus serviços e comunicamos que a médica deixou uma equipe preparada para continuar oferecendo o melhor tratamento da região”, explica Carlos Corsini. 

Luis Antunes e Carlos Corsini
Durante a coletiva, o Centro – que conta com ambulatório e abrigo – reafirmou a necessidade de doações para o seu bom funcionamento. São aceitas doações diversas, como fraldas, leite e produtos de limpeza, bem como depósitos em conta e destinação vinculada ao Imposto de Renda. Os dados bancários da instituição são os seguintes:  

Banco do Brasil

Ag. 2913-0
C/c 22000-0

Mariana Bellucci e Luis Antunes

 Sobre o Centro Corsini 

Os primeiros passos para a fundação do Centro Corsini foram dados em 1981. Naquela ocasião, a Dra. Silvia Bellucci, estimulada por seu colega e orientador de pós-graduação da área de Imunologia da Universidade Estadual de Campinas, Dr. Antonio Carlos Corsini, começou a se dedicar ao estudo da Aids. 
Em 1983, Dr. Carlos Corsini foi surpreendido por uma leucemia e a Dra. Silvia Bellucci deu continuidade ao trabalho, marcado profundamente pelo exemplo profissional e humano do Dr. Carlos Corsini. 
A Dra. Silvia Bellucci
O Centro Corsini iniciou suas atividades em agosto de 1986 para cuidar de forma integral e holística dos pacientes com Aids. Em 1987, Dra. Silvia Bellucci homenageou seu orientador Dr. Carlos Corsini colocando seu nome na instituição. 
Nos primeiros anos de existência, o Centro Corsini se transformou em referência nacional nas questões relacionadas à Aids e um marco importante no enfrentamento da epidemia da doença em Campinas e região. 
Através do SAP – Serviço de Atendimento ao Paciente oferece assistência médica, odontológica e atendimento psicossocial. 
Em 1994 implantou a UAI – Unidade de Apoio Infantil – que acolhe crianças e adolescentes afetados por patologias diversas e que foram destituídos de suas famílias pela orfandade propriamente dita ou por incapacidade de suas famílias proverem os cuidados de que necessitavam.
Fotos: Letícia Zuppi