Em destaque: Artigo

O arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris explica como integrar escadas à arquitetura de uma residência.

Escadas: elegância aliada à solução arquitetônica

                                                    Aquiles Nícolas Kílaris

A escada é o grande coringa em um projeto de casa com vários pavimentos. Ela pode proporcionar um passeio arquitetônico por toda a residência e seus ambientes integrados, além de apresentar uma solução interessante para resolver algumas questões, como desnível de terreno, por exemplo. Em qualquer um dos casos, ela sempre confere beleza, requinte e elegância ao espaço.
Recentemente concluímos um projeto residencial construído em um terreno com grande declive, em um condomínio fechado na cidade de Campinas. A escada foi nossa grande aliada para solucionar este problema e integrar os ambientes de forma harmônica.

Por ser um terreno de 583 m² com aclive de 6 metros, tivemos que usar uma fórmula especial para vencer a declividade e projetar uma casa sem muitos degraus. O primeiro passo foi elevá-la em relação à rua.

Subimos a garagem e criamos uma escada central no coração do imóvel, responsável pela distribuição da circulação em cinco diferentes níveis da casa, sempre com meio pé direito. A construção ficou com um pé direito duplo, integrando assim todos os espaços, que não ficaram em andares e sim em níveis.
A entrada principal dá acesso ao living, onde está localizada a escada que sobe de meio em meio pé direito e fica no centro da casa. Com poucos lances de escada, se chega ao espaço que abriga o bar, o home theater, a sala de jantar, a cozinha, a varanda e a área de lazer.
Esta disposição permite que os espaços sejam utilizados ao mesmo tempo com muita facilidade. É possível cuidar do churrasco, dar uma espiada no jogo de futebol e conversar com alguém que está na piscina, sem grandes movimentações.
Para chegar ao andar superior onde estão localizadas as três suítes, basta subir mais uns poucos degraus da escada principal. O resultado final ficou surpreendente: casa arejada, clara, contemporânea; um perfeito convite para a convivência.

Fotos: Divulgação