A gastronomia de Portugal e Espanha

  • 9 de fevereiro de 2020
  • 0
  • 7 Views
Compartilhe:

Comer bem é algo que todos buscam, especialmente em viagens. E uma região europeia perfeita para quem procura novas sensações gastronômicas é a Península Ibérica. A Abreu Turismo, que leva turistas aos melhores destinos ao redor do globo, tem visto aumentar a procura por experiências gastronômicas em Portugal e na Espanha, dois países de culinárias marcantes e complementares. Uma viagem por esses dois países leva os turistas ao paraíso.

Os dois destinos têm influências atlânticas e mediterrânicas em seus pratos, mas de maneiras diferentes. Portugal afirma ter o melhor peixe do mundo, e não apenas o célebre bacalhau, embora ele seja um elemento imperdível. A nação é intimamente ligada ao mar, e combina essa conexão com um tripé essencial para a culinária local: pão, azeite e vinho.

Por lá, refeições harmonizadas com os excelentes vinhos locais são obrigatórias, além de uma visita a uma das premiadas vinícolas do país, onde se pode fazer uma prova de vinhos. Vale também conhecer uma tasca e apreciar os enchidos e queijos portugueses.

Muito se fala sobre o bacalhau e os pastéis de nata, que são um verdadeiro deleite, mas a Abreu recomenda ir além. Em Lisboa, vale provar as tradicionais sardinhas assadas; no Porto, as francesinhas deixam qualquer um apaixonado – é um sanduíche de diversas carnes, coberto por queijo derretido e um molho à base de tomate e cerveja; já a região central tem o famoso queijo Serra da Estrela e o saboroso leitão à Bairrada; o Alentejo, predominantemente rural, apresenta uma cozinha mais rústica, com carnes de caça e sopas bem temperadas; na Madeira, os frutos do mar são a base de tudo, a começar pelas lapas, deliciosos moluscos locais.

 

Greg Snell

 

A Espanha, por sua vez, aposta muito na batata e nos vegetais frescos, como verduras, legumes e frutas, além de frutas secas. O azeite também tem destaque por lá, seja para temperar pratos frios ou para usar no preparo. As estrelas são a paella, a tortilha de batata, o presunto cru, as tapas e os churros como sobremesa.

Mas há outros segredos espalhados pelo território espanhol: é possível participar de uma degustação de azeites, por exemplo. E entre os pratos que se pode provar, há as intensas batatas bravas, os refrescantes gaspacho e salmorejo, sopas frias e cremosas, os chorizos, linguiças defumadas, e o surpreendente pulpo a la gallega, polvo com batata.

Buen provecho!